Normalmente, quando se fala a respeito de cuidados necessários com as piscinas em condomínios, pensamos apenas no processo de limpeza e manutenção. No entanto, um dos maiores cuidados que devem ser tomados é em relação à segurança.

Com a chegada do verão e das férias escolares, as piscinas em condomínios costumam receber crianças com muita energia e vontade de se divertir. Além delas, os pais aproveitam para descansar e ficar perto dos filhos.

É importante lembrar que, para que os condôminos possam desfrutar de bons momentos, alguns cuidados são indispensáveis. Moradores, o síndico (ou administradora do condomínio) devem cumprir deveres para fazer da piscina um espaço de lazer saudável e seguro.

Algumas vezes acabamos ignorando esses cuidados por pensarmos que essas situações são muito difíceis de acontecer conosco ou com alguém próximo. Porém, é essencial ficar alerta para evitar esses riscos e continuar aproveitando os prazeres dessa área de lazer. 

Vale lembrar que cada condomínio conta com suas próprias regras de boa convivência e sua rotina de manutenção e cuidados com a área de lazer. Porém, neste post listamos algumas dicas e sugestões para manter o ambiente seguro e saudável para todos os condôminos. Confira:

Cuidado com as crianças!

Uma das principais regras para manter o ambiente seguro e livre de acidentes é autorizar crianças somente acompanhadas pelos pais ou responsáveis. O uso de boias também deve ser obrigatório. 

Vale lembrar que os famosos “macarrões” não oferecem muita segurança, pois podem escapulir das mãos das crianças ou de seus corpos. As brincadeiras de empurrar devem ser controladas pelos pais ou responsáveis, pois são muito perigosas. Elas podem causar acidentes graves, como batidas de cabeça dentro e fora da piscina, gerando consequências graves.

E caso você não saiba, o síndico é quem responde civil e criminalmente por tudo que ocorre no condomínio! Por esse motivo, ele precisa manter controle absoluto sobre todos os eventos e as regras do regimento interno precisam ser rigorosas.

Protetor solar e hidratação

Hoje em dia, todos já sabem da importância do uso do protetor solar não somente na piscina, mas também na rotina do dia a dia. Porém, principalmente ao utilizar em um momento de lazer, existem alguns detalhes a considerar sobre esse produto. Os protetores solares podem deixar muita oleosidade acumulada na beira da piscina.

Uma boa dica para o condomínio evitar a oleosidade na água provocada por protetores solares e outros cosméticos, é aplicar produtos à base de enzimas naturais na água da piscina, pois eles eliminam os resíduos de oleosidade na água, reduzindo os riscos de que obstruem os filtros, acumulem nas bordas e façam a água ficar opaca.

Os agentes de saúde também recomendam que os usuários na piscina bebam bastante água para não ficarem desidratados. 

Horário de utilização

Uma outra dica é definir o horário de uso da piscina do condomínio. Normalmente, esse horário já vem estabelecido na Convenção de Condomínio ou no Regulamento Interno. Caso não tenha, é necessário realizar uma Assembleia para decidir o horário de uso da piscina pela maioria. 

É comum que as piscinas tenham horários que respeitam a rotina regular (ex.: 9h às 17h), podendo ser diferentes nos finais de semana. No verão, é possível que o horário seja estendido (ex.: 9h às 19h).

Algumas regras de boa convivência

  • Não consumir alimentos e bebidas na área da piscina;
  • Não utilizar trajes de banho fora da área da piscina.
  • Não levar copos, garrafas, latas e demais itens de vidro ou material cortante para o local;
  • Crianças na área da piscina somente acompanhadas pelos pais ou responsáveis;
  • Todos devem tomar uma ducha antes de entrar na água;
  • É proibido usar equipamentos de som na área de lazer.

Para garantir a limpeza da piscina e a qualidade da água

  • Filtrá-la diariamente;
  • Checar o cloro e readequar os níveis a cada dois dias;
  • Verificar o pH duas vezes por semana;
  • Fazer a retrolavagem do filtro uma vez por semana;
  • Colocar algicida uma vez por semana;
  • Limpar as bordas uma vez por semana;
  • Verificar semanalmente se há rachaduras, lascas ou partes pendentes tanto dentro da piscina quanto no piso no entorno;

 

Anotou todas as dicas para manter a piscina no seu condomínio segura e bem conservada? E se o seu condomínio não possui uma área com piscina mas você está em busca de uma, não deixe de conferir nossos empreendimentos e seus diferenciais em nosso site clicando aqui. 

E fique ligado em nosso blog para mais dicas como esta, além de artigos sobre decoração, finanças e facilidades para comprar o seu apê.