Uma das coisas que pode dificultar o sonho da casa própria é ter um score baixo. Mas aumentar ele pode ser mais simples do que aparenta. Mas antes de qualquer coisa, você sabe o que é o famoso “score”? Nós explicamos, confira:

Esse termo em inglês que se torna cada vez mais presente, pode ser traduzido para algo como “pontuação”, e é exatamente isso que ele mede. De forma clara e direta, ele avalia qual a sua reputação como “bom pagador.”

Essa avaliação é pontuada de 0 até 1000. Quanto mais perto da nota máxima, melhor é o seu score, ou seja, mais confiável é a sua reputação como bom pagador.

E como você já deve imaginar, para conseguir um crédito imobiliário, é indispensável que você possua uma boa pontuação. A média para conseguir um financiamento imobiliário deve, idealmente, ser maior do que 700 pontos.

É importante lembrar também que algumas instituições financeiras muitas vezes têm seus próprios scores de crédito internos, que funcionam de forma independente do Serasa ou do SPC. 

Certo, nesse momento você já deve ter entendido o que significa o tal “score”. Mas e agora, como faço para melhorar minha nota e conseguir um bom financiamento imobiliário? O primeiro passo sem dúvidas é limpar o seu nome.

Hoje é possível negociar suas dívidas com condições muito boas acessando o site do Serasa. Caso possua alguma dívida ativa, você pode conferi-la e negociá-la clicando aqui.

Outro passo importante é abrir o seu Cadastro Positivo no Serasa. Ele nada mais é do que o histórico de pagamento das suas contas em dia. Após fazer o seu cadastro suas contas começam a ser registradas, gerando um histórico de bom pagador.

É importante também  manter o seu cadastro atualizado. Lembre-se de informar seus dados atualizados ao Serasa e comunicar caso algum deles precise ser alterado. Você pode fazer isso clicando aqui. 

Coloque o pagamento das suas contas em dia como prioridade. Essa é uma boa estratégia para ajudar o seu score a subir. Se possível, cadastre suas contas no débito automático. Isso irá ajudar que você não acabe se esquecendo de alguma e se atrasando.

Uma boa estratégia para ajudar a aumentar o seu score é passar as contas da sua casa para o seu nome. Ter mais contas em seu nome sendo pagas em dia vai ajudar sua avaliação. 

Seguindo esses passos, é provável que você consiga subir o seu score, mas é importante ter em mente que isso não acontecerá de um dia para o outro.

Mantenha o pagamento das suas contas em dia e evite gastos extravagantes ou descontroles com cartão de crédito.

Essas atitudes irão fazer com que você esteja cada vez mais perto de finalmente realizar o sonho da casa própria com um ótimo financiamento imobiliário!