O processo de vistoria é comum no meio imobiliário. Todo comprador tende a fazer alguma avaliação do apartamento no qual está interessado para verificar se ele atende às suas necessidades e se está em bom estado.

Em um financiamento imobiliário, é preciso também fazer uma análise um pouco mais técnica. Quando você compra um imóvel na planta, a vistoria acontece antes de assinar o termo de recebimento do bem junto à construtora. E você sabe como funciona e para o que serve esse processo?

Como é realizada?

O processo de vistoria ao comprar de imóveis deve ser feito tanto no caso de compra de bens novos quanto usados. Quando você compra um imóvel na planta, também deve realizar essa auditoria antes de assinar o termo de recebimento do bem junto à construtora.

Para verificar se o imóvel entregue está de acordo com o que foi acordado, é necessário ter em mãos o Memorial Descritivo, que é um documento no qual são especificados detalhes da construção do bem. Nele, constam informações como o tipo de material utilizado na edificação e acabamento de qualquer tipo de imóvel, seja ele residencial, seja comercial.

O que é analisado?

  • Condições estruturais do imóvel 
  • Condições de salubridade e funcionalidade
  • Tamanho do apartamento
  • Verificação de possíveis vícios de construção 
  • Estado de conservação

Não se esqueça dos detalhes, analise bem:

  • Esquadrias, portas e Janelas
  • Piso e contra-piso
  • Elétrica e gás
  • Hidráulica
  • Paredes e teto
  • Áreas externas
  • Documentação do imóvel

Problemas que podem surgir durante o processo.

Uma das primeiras coisas que você precisa saber é: só assine o termo de vistoria se tudo estiver em ordem. Caso surja algum problema ou impedimento, solicite que cada um deles anote o que está errado e aproveite para tirar as suas dúvidas.

Os reparos mais simples podem ser feitos na hora mesmo e os mais complexos, em até um mês. O lado bom dessa história é que os ajustes poderão ser feitos com antecedência à sua mudança e qualquer obra fica muito mais simples sem que ninguém esteja morando no local, não é?!

Uma vez que tudo esteja consertado, é provável que a empresa chame você para uma nova vistoria do que foi realizado.

Tudo certo! Como oficializar a entrega das chaves?

Tudo certo com sua vistoria e seu novo lar. Então agora, chegou a hora de ver como registrar a entrega do imóvel caso esteja tudo dentro dos conformes! A efetiva entrega da sua unidade poderá demorar um tempinho por conta da burocracia que existe entre a expedição do “habite-se”, a instalação do condomínio e a individualização da matrícula de cada apartamento.

Mas passadas essas etapas e estando tudo em perfeito estado na vistoria, chega a hora de assinar os termos da construtora e esperar para se mudar. Nesse período também será realizada a primeira assembleia, por meio da qual será feita a eleição do síndico e dos membros do conselho, a aprovação de uma administradora e os demais atos administrativos, inclusive com a elaboração de uma previsão orçamentária.

Em última análise, para você, enquanto comprador, o que vale é o recebimento das chaves, que corrobora a transferência da posse conforme um entendimento que é pacífico em nossos tribunais. A empresa faz a emissão do recibo de quitação, você assina o recibo de entrega das chaves e prontinho: você está apto a aproveitar a sua nova residência!

 E aí, conseguiu entender melhor sobre como funciona esse processo de vistoria? Aproveite para conhecer todos os nossos empreendimentos disponíveis em nosso site clicando aqui! Não deixe de ficar ligado em nosso blog para mais artigos sobre documentação e investimentos imobiliários, além de dicas para a sua casa, decoração, finanças e facilidades para comprar o seu apê.