É comum que ao nos depararmos com alguns problemas em casa, como um cano estourado ou uma tomada com defeito, busquemos a ajuda de um profissional técnico na área. Porém, existe uma série de pequenos reparos e ajustes que podem ser feitos sem a necessidade de contratar um especialista. Colocar um quadro ou prateleira no lugar, ajustar um parafuso solto ou trocar a resistência de um chuveiro, por exemplo.

É muito provável que o morador opte por fazer pequenos reparos em sua residência. Ao contrário do que muita gente pensa, esse tipo de manutenção é simples de ser realizada. O maior problema, nesse caso, é que muitas pessoas não têm ferramentas adequadas para esse trabalho.

E ao citar ferramentas que todo mundo deve ter em casa, o que vem na sua cabeça? Provavelmente você deve ter pensado em uma furadeira e parafusadeira. Mas existem algumas ferramentas básicas além dessas que podem lhe auxiliar muito na hora de realizar alguns reparos no seu lar. 

Se algo quebrar na sua casa e precisar de um conserto rápido, ter um kit básico de ferramentas  por perto pode ser uma verdadeira mão na roda! Para lhe auxiliar nessa tarefa, nesse artigo trouxemos algumas dicas de ferramentas para que você inclua em sua caixinha, confira!

  1. Chaves de fenda

Em primeiro lugar, é claro que precisamos citar a chave de fenda! Com certeza você já ouviu falar dessa, afinal, é uma das ferramentas mais básicas para se ter em casa e pode lhe ajudar em diversas situações e reparos diferentes.

Caso você não queira ter o kit com os diferentes modelos e tamanhos, pode optar por uma chave média. Entretanto, ter um jogo completo vai garantir que você tenha o modelo adequado para cada situação. Com elas você pode fazer pequenos reparos como apertar parafusos, instalar um chuveiro, trocar tomadas, etc.

  1. Nível e trena

A trena é outra ferramenta entre as mais básicas para se ter em casa e com diversas funções. Sua utilidade vai desde medir móveis até o ambiente completo. Da mesma forma, o nível é indispensável Ele será muito útil na hora de instalar prateleiras e quadros por exemplo, para garantir que ficarão retos. Você também poderá utilizá-lo na hora de alinhar furos, parafusos e fixadores. 

Hoje com o avanço da tecnologia, você também pode optar pela trena a laser, por exemplo. Você também encontra o nível disponível na versão a laser, porém ele costuma ser mais utilizado por profissionais.

  1. Chave de teste

Essa simples ferramenta vai muito além de útil, mas pode prevenir muitos acidentes e talvez até salvar sua vida. A chave de teste te ajuda a evitar choques elétricos e é um cuidado básico com a sua segurança.

Ela alerta o usuário sobre a existência de corrente elétrica e deve ser usado em instalações ou equipamentos elétricos que serão consertados. É importante lembrar que caso não possua experiência ou não se sinta apto a realizar algum reparo em qualquer coisa que utilize a rede elétrica, o mais indicado é buscar por um profissional da área.

Porém, caso você mesmo vá realizar algum reparo, a chave de teste é um item indispensável para garantir a sua segurança.

  1. Chave Philips

Essa é uma ferramenta muito comum também, e para quem não a conhece, a Chave Philips é um tipo de chave de fenda que se caracteriza por ter a ponta fina, em formato de cone. Assim como as demais, é usada para apertar ou afrouxar parafusos. É muito usada, também, para manutenção de equipamentos eletrônicos.

Ela será extremamente útil para soltar ou prender aqueles parafusos pequenos, que geralmente estão presentes em aparelhos eletrônicos e em alguns móveis, gavetas e maçanetas.

  1. Lanterna

Esse item é ignorado por muitas pessoas hoje em dia, afinal com o avanço da tecnologia a maioria dos aparelhos telefônicos já conta com esse acessório. Porém, embora pareça só um detalhe, a lanterna é a grande aliada na hora de acessar lugares difíceis, como por exemplo um parafuso na parte inferior de um móvel. 

Vale lembrar que nem sempre você estará com seu celular por perto, além do fato de que ao utilizá-lo em algum reparo, você pode expor o seu aparelho a algum dano por uma queda ou atrito. O designer da lanterna é pensado na sua praticidade ao utilizá-la para reparos. Por isso, não deixe faltar esse item no seu kit de ferramentas.

  1. Martelo

Um item conhecido por todos, mas nem sempre temos um por perto quando precisamos, não é? Ele pode ser extremamente útil não somente para fixar pregos na parede, mas também para removê-los e em alguns casos até para apertar ou afrouxar parafusos. Esse sem dúvida é um objeto que não pode faltar na sua casa! 

A verdade é que não há nada mais chato do que ter que parar um trabalho pela falta dos materiais necessários por perto, não é?!. Por isso, tenha-os sempre à disposição. Uma outra dica rápida é ter um pequeno pote para guardar parafusos de diferentes tamanhos. 

E aí, anotou todas as dicas e já preparou sua lista para deixar sua caixinha de ferramentas bem equipada? Todos esses itens podem ser encontrados facilmente em materiais de construção ou supermercados. Agora, lembramos que se você não se sente confiante e prefere contar com a ajuda de um profissional, não se arrisque. Prestadores da área são especializados e poderão resolver qualquer manutenção para você rapidamente.

 

Mas não se preocupe, ao se mudar para seu apartamento novinho você não precisará se preocupar com nenhum tipo de manutenção ou reparo tão cedo, mas a sua caixinha de ferramentas será muito útil na hora de montar seus móveis e decorar seu novo apê! Não deixe de visitar nosso site clicando aqui para conhecer nossos empreendimentos disponíveis.