O trabalho no formato Home Office já era realidade para muitas pessoas, porém durante o período de pandemia, milhares de pessoas tiveram que aderir a esse novo formato. E é comum a ideia de que se o trabalho é em casa, a formalidade não é tão necessária, mas é muito importante sempre ter o espaço organizado e limpo para que as tarefas sejam feitas com total responsabilidade.

A organização desse espaço vai muito além apenas da questão estética, auxiliando também na concentração e aumentando a produtividade. Para facilitar esse estilo de vida, é essencial separar as funções do trabalho e da casa. Conservar o escritório limpo e evitar misturar itens de uso pessoal com os de uso profissional, por exemplo, pode ser uma medida importante para ajudar a focar no trabalho.

Se você trabalha nesse formato ou precisa de um espaço em casa para estudos ou algo do gênero, preparamos alguns passos para lhe auxiliar. São dicas simples e que podem ser implementadas com pouco esforço. Não é necessário seguir todas, ponha em prática apenas aquelas que se encaixam no seu contexto de vida e, se necessário, adapte algumas delas. O importante é começar e se familiarizar com o conceito. Com o tempo, você pega o jeito! Vamos lá?

Mesa limpa, mente organizada!

A primeira dica é talvez a mais fundamental de todas! Evite acumular papéis e deixar objetos espalhados pela superfície de trabalho. Para pessoas que trabalham manejando muitos documentos e outros impressos, a melhor solução pode ser apostar em bandejas e pastas, tanto para deixar tudo organizado sobre a bancada quanto para afastar a bagunça das gavetas e prateleiras.

Além do mais, seja qual for a finalidade do seu espaço, um ambiente organizado te ajuda a pensar melhor e exercer suas tarefas com mais clareza. Mantenha sempre sua mesa e se possível o ambiente limpo.

Tenha um horário!

A menos que você tenha uma agenda muito flexível, tenha um horário fixo para começar a trabalhar e respeite-o, tanto quanto possível. Assim, você criará um hábito diário. É muito mais fácil iniciar uma atividade quando o seu cérebro está habituado a ela.

No mesmo sentido, é importante estabelecer horários de pausa (para almoço ou um café da tarde, por exemplo). Se você tiver um horário para começar, mas fizer várias interrupções não programadas no decorrer do dia, terá impressão de que as horas passam e seu trabalho não rende.

Ter o horário bem definido também auxilia no bem-estar, pois te ajuda a diferenciar o que é lazer do que é trabalho. Afinal não é porque você está em casa que precisa trabalhar o tempo todo, e também não pode tratar o trabalho como um momento de descanso.

Invista em gaveteiros ou móveis para escritório.

Alguns móveis são uma ótima opção para quem deseja ter um espaço destinado ao home office. Uma boa mesa, gaveteiros e até alguns itens funcionais como um porta lápis podem te ajudar a se organizar e criar uma atmosfera de trabalho.

Não trabalhe de pijama

Você não precisa colocar uma roupa social para trabalhar de casa, mas não é uma boa ideia ficar de pijama o inteiro. Separar uma roupa específica para o home office vai ajudar a sua mente a entender que aquele é um momento de trabalho, não de descanso ou relaxamento.

Faça o teste. É bastante provável que, ao colocar uma roupa para trabalho, você comece a ficar mais compenetrado em suas atividades. É como se você tivesse girado uma chavinha para ligar o "modo profissional" do seu cérebro.

Use música para se concentrar

Às vezes é difícil se concentrar, mesmo quando você desativa notificações do celular ou fica longe das redes sociais, não é? Mas existe um truque que funciona muito bem: música.

Mas não é qualquer música. Dê preferência para as instrumentais porque músicas cantadas têm o efeito contrário, ou seja, costumam nos deixar mais desconcentrados. Escutar playlists de trilhas sonoras, jazz, piano, música clássica e afins em serviços como Spotify e YouTube fazem a mente divagar menos e quando se der conta, seu trabalho rendeu.

E aí, anotou todas as dicas? Então é hora do trabalho! Ah, e não deixe de ficar ligado em nosso blog no seu momento de descanso para ler mais artigos como este, além de dicas para a sua casa, finanças e facilidades para comprar o seu apê.