Seja para comprar um imóvel, um carro, fazer uma viagem ou realizar algum sonho. Não importa o motivo, quem não gostaria de fechar o mês no azul e ainda conseguir manter uma reserva para o caso de emergência, não é?!

Isso pode parecer uma meta difícil e quase inalcançável. Se aumentar a renda é um desafio que requer tempo e esforço, a saída rápida é entender como juntar dinheiro no dia a dia. E para isso não é necessário se tornar “pão-duro” como muitos pensam. O segredo está simplesmente na organização.

Para lhe auxiliar nessa tarefa, trazemos para você algumas dicas para que consiga se organizar e poupar dinheiro para realizar seus sonhos.

Quite suas dívidas.

Sim, pode parecer estranho no começo. Como vou economizar dinheiro pagando mais contas? Mas é preciso entender que qualquer dívida é como um débito em aberto e que em algum momento precisará ser quitado.

Por isso, de nada irá adiantar juntar uma quantia enquanto você possui uma dívida em aberto, aumentando a cada dia. Tente visualizar a situação como se você estivesse tentando encher um balde que possui um furo. 

 Avalie eventuais parcelamentos grandes e financiamentos que você possa ter se comprometido, analisando a possibilidade de quitá-los quando possível. Dê preferência àquelas dívidas que oferecem amortização de juros no caso da antecipação das parcelas – assim, você economiza ao pagar à vista.

Considere, ainda, uma possível portabilidade – que é quando você transfere um empréstimo ou financiamento de um banco para outro, que oferece condições melhores.

Após esse processo, com suas dívidas devidamente quitadas, é hora de finalmente começar a “encher o balde”.

É hora de cortar gastos.

Cortar alguns gastos desnecessários é sempre o primeiro passo para começar a economizar dinheiro e garantir uma situação financeira mais segura.

Entenda que, ainda que sejam gastos pequenos, no acumulado do mês ou do ano, eles acabam pesando em seu orçamento e comprometem sua capacidade de manter uma poupança. Tenha em mente que na hora de poupar, cada centavo conta.

Por isso, talvez criar uma planilha para ter um bom controle das suas finanças seja uma ótima opção. 

Anote tudo, liste todas as entradas, separando-as como fixas ou extras. Anote todos os gastos, também lembrando de listá-los como fixos ou não, assim você conseguirá avaliar melhor quais gastos podem ser cortados, o que lhe ajudará a economizar cada vez mais.

Juros

Todos sabem que os juros são grandes vilões da economia pessoal de milhões de famílias brasileiras. Seja no cartão de crédito ou no cheque especial, eles acabam atrapalhando a organização caso você não seja realmente muito bom em gerir suas economias. 

Evite pedir empréstimos, mas se precisar de dinheiro, busque sempre por opções com juros baixos para economizar no valor total.

Uma dica para conseguir linhas de crédito baratas é manter um bom relacionamento com o mercado, sempre pagando suas contas em dia e não deixando nenhuma dívida em aberto.

Defina bem o seu objetivo.

Algo que pode lhe ajudar muito na hora de economizar, é ter claro na sua mente, quando o seu objetivo e planos para aquele dinheiro.

Comprar um carro, fazer uma viagem ou dar entrada na casa própria são alguns bons exemplos. 

Ter esse objetivo bem definido vai lhe incentivar a continuar economizando. Outro facilitador é estipular metas menores, para que você não fique desmotivado com o passar do tempo. Se você tem o objetivo de juntar uma quantia alta, divida esse valor em meses.

Assim você terá a sensação de estar conseguindo cumprir seu objetivo aos poucos.

Invista corretamente

Às vezes, apenas aprender a juntar dinheiro não é o bastante. Para administrar sua poupança da melhor forma, você não pode deixá-la parada, perdendo valor. Uma boa solução é investir esse valor em alguma aplicação para que ela renda e se multiplique com o tempo. 

Avalie bem as possibilidades e invista o dinheiro que conseguir juntar na aplicação que mais se adequar ao seu perfil.

Hoje existem muitas opções de investimentos disponíveis, cada uma com suas características e particularidades — e, certamente, uma delas irá se encaixar dentro daquilo que você procura.

Renda extra

Para juntar dinheiro, talvez somente a sua renda mensal não seja o bastante. Se após analisar e cortar os gastos supérfluos você ainda sente que não conseguirá atingir suas metas, uma boa solução é encontrar uma renda extra. 

Avalie sua rotina e sua experiência profissional para encontrar a melhor opção para você. Por mais que sua rotina possa ficar um pouco “apertada”, tenha em mente que é uma situação temporária. Você não precisará realizar esse trabalho extra para sempre, e isso lhe ajudará a chegar cada vez mais perto do seu objetivo. 

Bem, como você pode ter percebido ao longo do texto, poupar dinheiro exige uma certa dedicação e disciplina. Por isso, é importante que veja essa tarefa como um hábito, e que tenha claro em sua mente o seu objetivo, para que possa se manter motivado. 

Economizar dinheiro possui diversos benefícios, mas o principal, é ter tranquilidade financeira para poder lidar de maneira mais fácil com as situações imprevistas que a vida nos impõe.

Para ler mais artigos como esse ou conferir mais dicas para a área financeira, acesse nosso blog clicando aqui.