Se você tem crianças pequenas em casa certamente já comprovou aquele famoso ditado “se está quieto é porque está aprontando”. E em muitos destes momentos você pode ter descoberto que possui verdadeiros artistas dividindo a casa com você, e por não conseguirem conter seu espírito criativo, acabaram fazendo a parede de papel. 

E nesse momento lá vão os papais e mamães apavorados tentar tirar as manchas, ou melhor, obras de arte, que as canetinhas deixaram pelas paredes da casa. Mas calma, tanto para fãs de receitinhas caseiras, quanto para quem prefere a praticidade dos produtos de limpeza, existe uma solução. Além disso, cada tipo de rabisco exige um cuidado.

Nesse artigo, trazemos algumas dicas para você se ver livre destas manchas de forma rápida e prática, confira:

Sabonete neutro

A primeira, e talvez mais simples dica é que você use sabonete neutro para tentar eliminar as manchas das paredes. Você só irá precisar de um pano branco e macio, sabonete branco neutro, água gelada e uma esponja de louça nova. 

Basta umedecer a esponja na água gelada, passar no sabonete e esfregar delicadamente na parte riscada da parede. Logo em seguida finalize com o pano seco, repita o procedimento até que toda a mancha seja retirada.

Um cuidado importante, é estar atento a todo o processo para não acabar riscando ou removendo a tinta da parede com a força dos movimentos da esponja. 

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é o melhor amigo da limpeza doméstica. Multiuso para remoção de diversas sujeiras, ele também consegue tirar com eficiência tinta de caneta da parede. O pulo do gato é misturá-lo com detergente e água e deixar agir por alguns minutos. Você também pode aplicar com um borrifador e depois esfregar com uma esponja.

Álcool

Para remover tinta de canetinhas, o álcool pode ser um bom aliado. Basta esfregar um pano de microfibra com o produto. Porém, também tome cuidado com as paredes coloridas, já que a química pode retirar ou desgastar a tinta.

Lembre-se de fazer um teste antes e, uma boa dica para quando for pintar uma parede da casa com as crianças, opte sempre por tintas laváveis.

Geralmente, as canetas esferográficas também podem ser retiradas com álcool. Coloque um pouco do produto em um algodão ou cotonete e pressione no local exato do risco. O processo é mais lento, mas vale a pena! Atenção para não deixar o álcool escorrer pela parede e deixar manchas da tinta na superfície.

Quanto mais rápida for feita a limpeza, mais eficiente será. Viu que a criança riscou a parede? Corra para pegar o álcool!

Vinagre branco e água morna

Para quem gosta de receitas caseiras, é claro que não poderia faltar ele… O vinagre branco! Para remover tintas de caneta da parede com esse produto, basta misturá-lo em partes iguais a um pouco de água morna e aplicar com um pano ou esponja. Essa mistura ainda serve para vários outros tipos de manchas na parede: gordura, marcas de mão, mofo… Pode testar que é sucesso!

Dicas para evitar paredes sujas

Uma boa sugestão para evitar que as crianças utilizem as paredes de casa como tela para suas obras de arte é optar por fazer uma parede com tinta lousa e deixar o espaço por conta deles. A criança vai poder usar giz para desenhar ou escrever, e apagar quando necessário.

Ela pode ser aplicada em qualquer parede: sala, cozinha e, claro, quartos infantis. Além disso, esse efeito fosco dá um charme a mais na decoração, né?

E se pintar uma parede completa de tinta lousa não faz muito o seu estilo, tudo bem. Você também pode cogitar por um quadro de lousa na parede ou até um quadro de lousa cavalete. Não só ficam mais delicados na decoração, como as crianças adoram! Afinal, sentem-se especiais, como seus professores de escola.

 

Esperamos que as dicas tenham sido úteis e ajudem a deixar as paredes da sua casa limpinhas novamente! 

Não deixe de ficar ligado em nosso blog para mais dicas sobre facilidades e estilo de vida, além de artigos sobre decoração, mercado imobiliário e finanças.