A experiência que ganhamos com os anos certamente é algo a ser admirado e, inclusive, celebrado, mas ao mesmo tempo, sabemos que as dificuldades físicas que acompanham a idade, em certo ponto, tornam-se inevitáveis.

Se você tem a oportunidade de conviver com alguém de idade mais avançada, sabe o quanto tarefas que eram simples podem acabar se tornando desafiadoras. A boa notícia é que existem maneiras eficazes de deixar o apartamento mais seguro para os idosos.

Essas pequenas adaptações podem lhe permitir manter a funcionalidade no dia a dia, inclusive quando moram sozinhos, além de trazerem mais conforto e segurança, evitando acidentes.

Quer você more com seus pais, avós, ou esteja procurando um imóvel especialmente para eles, temos algumas dicas neste artigo para garantir um dia a dia mais tranquilo, personalizado e, é claro, cheio de amor para quem você ama, afinal, cuidar dos mais velhos é um gesto de respeito e gratidão!

Segurança para andar livremente

Caminhar pelos vários cômodos da casa é, sem sombra de dúvida, um dos maiores riscos para a integridade física das pessoas mais velhas, já que podem ser afetados pela iluminação, pela falta de apoio e até pelos obstáculos encontrados no piso. Por esse motivo, é preciso estar atento e adaptar os corredores do apartamento ou da casa para que seja possível caminhar de um lugar ao outro sem grandes dificuldades.

O primeiro passo é colocar corrimão em todas as áreas que exigem um pouco mais de esforço no momento de se deslocar, como rampas, degraus ou obstáculos de qualquer tipo. Dessa maneira, o idoso pode, em qualquer circunstância, contar com um apoio para andar de modo mais firme, sem riscos de queda.

Você deve considerar também, ajustar a iluminação dos corredores. Uma boa dica é usar lâmpadas que sejam capazes de auxiliar a visão, evitando deixar espaços ou cantos mais escuros que possam confundir quem estiver passando. Além disso, se possível, instale sensores de presença para que as luzes se acendam sem que seja preciso procurar pelo interruptor no escuro.

A terceira e talvez mais importante dica para prevenir escorregões, tropeços e esbarrões é retirar tapetes, móveis, cômodas ou quaisquer outros obstáculos que possam prejudicar a livre locomoção.

Cozinha e área de serviço

No caso de existir uma divisória entre a cozinha e a lavanderia, fique atento para que ela não crie barreiras no chão, para evitar tropeços. Portas de correr com trilho no piso, por exemplo, não são as melhores opções..

Prefira deixar os ambientes integrados, o que aumenta a sensação de espaço. Uma boa dica é sempre manter a lavanderia organizada, evitando o acúmulo de objetos que podem causar acidentes.

Nesses ambientes onde a presença de água no chão pode ser bem comum, o ideal é que o piso seja antiderrapante. Mesmo assim, lembre que após a limpeza, os idosos devem ser orientados a esperar a superfície secar antes de pisar, para prevenir escorregões.

Se possível, considere também colar uma fita antiderrapante em frente à pia. Esse local costuma ficar escorregadio, por conta dos respingos dos preparos culinários.

Banheiro

Entre todas as áreas da casa, a atenção deve ser redobrada com o banheiro, afinal ele é o grande vilão no ranking de acidentes com idosos em casa. Os azulejos lisos e molhados são a receita certa para quedas inesperadas.

Para prevenir acidentes graves, uma vez que se trata de um ambiente pequeno, qualquer queda significa colidir com uma parede, vaso sanitário, pia ou até mesmo o vidro do boxe. Por isso, providencie alguns tapetes de borracha que podem ser fixados ao chão para evitar que o piso se torne muito escorregadio.

Não se esqueça também de fazer as devidas adaptações para que seja possível usar o banheiro com mais segurança: coloque barras de apoio na parte de dentro do boxe, assim como ao lado da pia e do vaso sanitário.

Um detalhe importante, que pode facilitar muito a vida do idoso e acaba passando despercebido pela grande maioria, é elevar o assento do vaso sanitário, já que flexionar menos as pernas dá mais estabilidade e ajuda na hora de se levantar.

Quarto

Para facilitar a tarefa de se deitar e levantar, o ideal é que o colchão fique entre 45 e 50 cm do piso. Essa é a medida perfeita para que o idoso consiga apoiar os pés no chão quando estiver sentado na cama. Se necessário, instale uma barra de apoio em uma das laterais do móvel.

Para prevenir outros acidentes, como tropeções e quedas, nunca deixe objetos, como calçados, espalhados pelo chão do quarto. Crie um local adequado para guardá-los. 

Vale lembrar também que se o idoso tiver o hábito de se levantar durante a noite ou de acordar antes do amanhecer, deixe uma luz noturna ligada. De preferência, em uma tomada posicionada em uma área de passagem, para facilitar a visão.

Lembre-se de que caso os idosos sejam seus pais ou avós, eles provavelmente adaptaram suas casas quando você, seus irmãos ou primos eram pequenos. Além disso, cuidaram de vocês a vida inteira. Por isso, nada de preguiça na hora de ajudá-los e garantir um apartamento mais seguro. 

 

Ah, e não deixe de ficar ligado em nosso blog para mais dicas sobre facilidades e estilo de vida, além de artigos sobre decoração, mercado imobiliário e finanças.