Com um novo ano começando, investir no mercado imobiliário é um desejo recorrente de boa parte dos brasileiros, que vem organizando suas finanças para realizar a tão sonhada compra do seu primeiro apartamento.

É claro que comprar um apartamento requer pesquisa, cálculos e atenção. Afinal, trata-se de um investimento que, para muitas pessoas, é o mais importante da vida. É preciso ter muita calma antes de fechar esse tipo de negócio. Principalmente porque há um excesso de informações e é necessário discernir o que é verdadeiro do que é falso no processo.

E isso vai desde a escolha do imóvel, a precificação, até o financiamento e a assinatura do contrato. Diante dessa realidade, conhecer quais são as verdades e os mitos sobre a compra de imóveis é muito importante. Para lhe ajudar nessa tarefa, fizemos uma pequena lista de verdades e mentiras na hora de comprar um apartamento, confira:

Qualquer pessoa pode fazer um financiamento? Mentira!

Na hora de comprar seu apartamento, optar pelo financiamento pode ser um grande facilitador. Porém, para isso, é preciso ser aprovado na análise feita pelo banco ou outra instituição financeira. Essa análise de crédito leva em consideração os riscos que a instituição assume ao liberar o empréstimo ao cliente. Financiamentos diretos com a construtora costumam ser mais flexíveis. Porém, isso não é garantia de aprovação de crédito. 

Vale lembrar também que, se o imóvel for financiado com a utilização do FGTS, é preciso que tanto o comprador quanto o imóvel cumpram determinados pré-requisitos.

A aprovação do financiamento sempre demora? Mentira!

Esse é um dos mitos mais comuns do mercado imobiliário, pois nem sempre o processo de aprovação do financiamento é tão  demorado quanto as pessoas pensam. Se você já está com a sua documentação toda separada e em dia, por exemplo, costuma ter menos problemas e questionamentos na hora de conseguir a sua aprovação pelo banco ou construtora.

Existem variações importantes de acordo com cada instituição e até mesmo com o profissional escolhido para fazer essa avaliação. Quando a organização é reconhecida no setor e tem expertise nesses trâmites, a tendência é que tudo seja feito de maneira mais simples e certeira.

Imóveis pequenos são mais baratos? Mentira!

É importante ter em mente que a precificação de um imóvel é feita levando em consideração diversos aspectos. Entre eles, são considerados o bairro e cidade, quantidade de cômodos, padrão de acabamento, infraestrutura do condomínio etc. Por isso, além do valor final do imóvel, você deve considerar o custo x benefício dele.

Antecipar parcelas do financiamento pode ser uma boa opção? Verdade!

É claro que, quem consegue antecipar as parcelas do financiamento, tem uma boa vantagem no final. A antecipação, além de ajudar no planejamento financeiro a longo prazo, também reduz o montante final.

Antecipar parcelas do financiamento é uma maneira inteligente de economizar dinheiro, visto que a incidência de juros será reduzida. Como se não bastasse, um comprador que utilizar seus recursos para quitar as suas prestações antes do vencimento, ganha poder de barganha e pode negociar descontos e abatimentos com o banco ou construtora, diminuindo seus custos totais.

Um imóvel na planta é mais barato? Verdade!

Se você puder esperar a construção terminar, comprar um imóvel na planta pode sim ser um ótimo negócio. Comparando com casas e apartamentos prontos, as opções na planta realmente são mais baratas. Além disso, a tendência é que uma propriedade comprada na planta valorize mais ao longo dos anos do que um imóvel já pronto.

Posso conseguir crédito imobiliário antes de escolher o imóvel? Verdade!

Sim, o pedido de financiamento pode ser feito antes da escolha do imóvel. Com o crédito aprovado, o banco emite uma carta de crédito com validade de três meses. Por essa razão, é indicado que se entre com o pedido de crédito com antecedência. Assim, o dinheiro já estará disponível na hora da compra.

 

E aí, viu como pode ser mais fácil do que você imagina comprar o seu primeiro apartamento? É claro que existem diversos pontos aos quais você deve estar atento e é comum que você fique confuso durante esse processo. Caso tenha alguma dúvida, a equipe da Quartzo está preparada para lhe auxiliar nesse passo tão importante que é comprar seu primeiro apartamento!

Se já estiver à procura do seu novo lar, você pode conferir nossos empreendimentos e seus diferenciais em nosso site clicando aqui. E não deixe de ficar ligado em nosso blog para mais dicas do mercado imobiliário, além de artigos sobre decoração, finanças e facilidades para comprar o seu apê.