Está pensando qual o melhor investimento para as suas economias? Tem o sonho de sair da casa dos pais? Está planejando se casar em breve? Seja qual for o motivo, conquistar a casa própria ainda é o sonho de metade dos brasileiros, de acordo com uma recente pesquisa.

A startup MindMiners, especializada em pesquisas digitais, elaborou um levantamento, entrevistando 1 mil pessoas. Para 52% dos brasileiros, a aquisição do imóvel ainda é a grande prioridade, enquanto que para 28% é a segunda maior prioridade, à frente de estudar, comprar móveis, um carro ou viajar.

Essa pesquisa ainda mostrou que para cerca de 60% dos brasileiros que ainda não têm um imóvel próprio, pagar aluguel é um desperdício de dinheiro. E eles não estão errados, porém, na hora de finalmente realizar o sonho da casa própria, comprar um apartamento na planta é mesmo uma boa opção?

Nesse artigo respondemos essa e outras dúvidas, confira:

Quais são as vantagens e desvantagens?

Primeiramente, é necessário que tenha consciência de que ao comprar um apartamento na planta, você está adquirindo um imóvel ainda em fase de construção ou em alguns casos, ainda será construído. 

Por isso, a primeira coisa a levar em consideração são seus objetivos. Sua intenção é adquirir um imóvel para moradia imediata? Está pensando na compra para investimento? Qual o nível de urgência para ocupar o novo imóvel? Você está pagando aluguel no momento? Consegue arcar com o custo do aluguel e parcelas do novo imóvel ao mesmo tempo? 

 Para lhe ajudar nessa decisão, listamos os benefícios de comprar seu apartamento ainda em fase de construção.

 

  • Preço

 

Com toda certeza, uma das maiores vantagens ao comprar um apartamento na planta é o valor bem mais acessível do que o de um empreendimento já pronto. Além do preço, você ainda pode conseguir ótimas condições de pagamento.

A média de preço pode ser até 20% mais barata do que a de um imóvel pronto, e embora, na maior parte dos casos seja necessário o pagamento de uma entrada, algumas construtoras oferecem o benefício de parcelar esse valor até a entrega das chaves.

 

  • Novinho em folha!

 

É ótimo pontuar que ao comprar um apartamento na planta você tem a garantia de estar adquirindo um imóvel com uma instalação nova e moderna. Pensando de forma mais ampla, isso irá gerar uma grande economia para você em serviços de manutenção e reparo em um futuro próximo.

Além disso, em alguns casos você ainda tem a opção de personalizá-lo e deixar seu novo apartamento do seu jeito. 

 

  • Tempo.

 

Inicialmente o tempo de espera para finalmente receber as chaves da sua nova casa pode parecer um ponto negativo, porém além de lhe dar a opção de parcelar a entrada como citamos acima, isso ainda vai lhe dar um prazo para se planejar financeiramente e organizar a sua mudança com calma. 

É claro que irá depender do estágio da construção no momento que comprar o imóvel, mas geralmente o prazo de espera para receber as chaves fica entre 1 e 2 anos. Você pode utilizar desse período para pesquisar e orçar com calma seus novos móveis, ambientes planejados, itens de decoração e eletrodomésticos.  

 

  • IPTU

 

Com toda a certeza você conhece bem o Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana, ou IPTU, recolhido de todas as pessoas que ocupam algum imóvel. E qual o benefício relacionado a ele ao comprar um apartamento na planta?

É claro que você ainda terá que pagá-lo em sua nova residência, porém, enquanto seu imóvel estiver em fase de construção, você não precisará se preocupar com o pagamento desse imposto.

 

  • Valorização do imóvel

 

A média de valorização de um imóvel costuma ser de 20% a 50% com o decorrer dos anos. Para isso vários pontos são levados em consideração como: bairro, comércio, acessibilidade, etc.

Além disso, é importante ter em mente que um imóvel pronto vale mais do que um ainda incompleto, não é? Essa é uma das razões que farão com que seu novo apartamento valha muito mais quando estiver pronto do que quando você o comprou. 

Por isso, tanto para você que quer sair do aluguel, como para quem quer investir no mercado imobiliário, essa valorização é certa e deve ser levada em consideração!  

E aí, após os benefícios que listamos nesse artigo, comprar um apartamento na planta vale a pena para você? É importante que essa avaliação seja pessoal, considerando diversos fatores como: sua intenção ao investir em um imóvel, o prazo para mudança que dispõe no momento e até mesmo o seu orçamento.