Você sabia que o acabamento de um imóvel impacta seriamente na sua qualidade de vida e segurança?

Apesar de ser uma das últimas etapas no processo de construção, um bom acabamento pode lhe proporcionar conforto e bem estar.

E também é um fator essencial que influencia na valorização de seu imóvel.

No artigo de hoje, vamos explicar melhor a você o que é acabamento, qual a sua importância no valor de uma casa ou apartamento, e o que deve ser avaliado quando for visitar o imóvel que deseja adquirir.

O que é acabamento?

O próprio nome já diz muito sobre essa parte que envolve a construção de um imóvel: são os detalhes finais que dão um melhor aspecto estético à casa ou apartamento.

É sem sombra de dúvida,  um dos principais ingredientes para a personalização e a criação de espaços exclusivos.

Ainda que outras fases da obra precisem contar com insumos de qualidade e resistentes, elas não demandam uma preocupação tão grande com a questão visual.

Digamos que é a parte que leva a você se encantar com um imóvel.

E quando cada parte dele é pensada com carinho e recebe produtos de excelência, fica mais fácil transmitir o estilo desejado para todos os ambientes.

Qual a importância do acabamento em um imóvel?

O acabamento de qualquer imóvel é a última etapa de uma construção (mas não a menos importante, claro), seguida apenas da decoração de interiores.

Ele é como a cereja no bolo: o toque final para que o local realmente fique com cara de lar, passando a sensação de aconchego.

É nessa hora que se tornam protagonistas questões como:

  • a escolha do tipo e modelo de piso;
  • a cor de tintas ou o uso de papéis de parede;
  • a altura dos rodapés;
  • os detalhes em madeira, tijolo ou cimento queimado;
  • o projeto de iluminação;
  • os azulejos da cozinha e rejunte;
  • as soleiras das portas;
  • as bancadas e esquadrias;
  • as molduras de gesso;
  • a instalação de louças, metais e vidros etc.

Não é porque essa é a etapa final de uma construção que ela pode ser feita às pressas.

É necessária muita pesquisa, orientação de profissionais qualificados e, sobretudo, a escolha de bons materiais.

Como o acabamento afeta o valor de um imóvel?

Se o proprietário do imóvel optar por economizar justamente no acabamento, poderá sentir os efeitos negativos da queda do preço na hora da venda.

Isso porque o acabamento costuma ser uma das partes mais caras de uma obra e sua qualidade influencia diretamente na valorização do local.

Portanto, mesmo que esteja em uma área nobre, com localização privilegiada, se o imóvel tiver sido construído com materiais de menor qualidade, certamente terá seu valor de venda reduzido.

De acordo com uma matéria publicada no portal G1, o acabamento é um dos 10 itens que mais contribuem para a valorização do imóvel, segundo arquitetos e engenheiros.

Não é para menos: um apartamento cuja construção foi finalizada com cuidado e elegância fica muito mais convidativo para compradores.

Um bom projeto de acabamento, além de deixar o espaço mais bonito, promove a noção de amplitude, favorecendo a sensação de que o imóvel tem o tamanho ideal para viver com muito conforto.

Isso, com certeza, se reflete no seu valor final.

Como analisar o Acabamento de um Imóvel?

Quando estiver buscando por um apartamento ou casa para comprar, é fundamental analisar o acabamento dos imóveis.

Esses detalhes precisam ser conferidos pois, além da beleza e da sofisticação do ambiente, também precisam garantir o conforto da família e, claro, refletir no valor agregado do que está sendo comprado.

Confira alguns pontos a serem considerados ao analisar o acabamento de um imóvel.

  • Como o acabamento foi instalado: É preciso que você confira como o acabamento foi instalado no ambiente: mesmo que estejamos olhando para acabamentos de qualidade, avalie se tudo está devidamente alocado, se existem pontas soltas, ou se há o risco de se soltarem;
  • Qualidade dos materiais utilizados: Nem todo material mais barato é, necessariamente, pior. É importante que seja analisada a qualidade de tudo o que foi usado e visualizar a sua procedência, como revestimentos e outros materiais que a construtora utilizou para fazer o acabamento;
  • Quinas e rodapés: As quinas e rodapés comumente passam despercebidas durante uma avaliação, mas é necessário ficar de olho e conferir se a sua instalação foi feita adequadamente;
  • Segurança: Durante a avaliação dos imóveis, é importante conferir também o funcionamento de itens de segurança, como trincos, fechaduras, janelas e portas do imóvel. Avalie também a altura do vidro das sacadas e varandas, por exemplo, chamado “guarda-corpo”;
  • Revestimento de cada ambiente: É importante pontuar que cada ambiente deverá ter um tipo de revestimento adequado. Em áreas mais molhadas, como área de serviço, banheiro e cozinhas, por exemplo, o revestimento precisa ser capaz de suportar umidade e ter uma limpeza mais simples. É muito comum utilizar o porcelanato ou cerâmica nesses locais;
  • Piso, azulejos e paredes: Os revestimentos como pisos, azulejos e pintura das paredes precisam ser verificados com cuidado. Certifique-se de que os pisos e azulejos, por exemplo, estejam simétricos e bem colocados, principalmente nas chamadas regiões úmidas;
  • Instalação Elétrica: Verifique a localização das tomadas, principalmente naqueles cômodos de maior uso, como cozinha e sala. Confira também quais são as voltagens das tomadas. Pode ser um diferencial ter tomadas com mais de uma voltagem (110 e 220w);
  • Instalação Hidráulica: Acione a descarga, veja se existem sinais de vazamento e infiltração, abra e feche o chuveiro e as torneiras e confira o sifão embaixo da pia e do tanque.

É uma lista extensa de detalhes a serem conferidos, como você mesmo pode notar.

No entanto, são pontos importantes no que se refere a acabamento para que, no fim, você esteja mais seguro e confiante ao fechar um negócio e adquirir um bom imóvel.

Sempre recorra a ajuda de um profissional em partes que você não tem muito conhecimento, como por exemplo a parte elétrica e hidráulica, se for o caso.

Como você percebeu ao longo deste texto, os elementos que finalizam uma construção são de extrema importância para que o imóvel te proporcione mais qualidade de vida.

O principal é que o acabamento de um imóvel reflita bom gosto, auxilie na praticidade e garanta boas condições no seu dia a dia.