Você compraria um imóvel que não oferecesse vagas de garagem? Pois é, com a grande quantidade de automóveis em circulação atualmente nas cidades, as vagas de garagem se tornaram um item indispensável nos empreendimentos.

Hoje, uma boa vaga pode valorizar -e muito - o seu imóvel. Porém, descobrir quanto custa uma propriedade já é um grande desafio, tendo em vista que diversos fatores precisam ser considerados na avaliação para chegar ao preço ideal. Pode-se imaginar que determinar o valor de uma vaga é igualmente, senão, ainda mais complicado. 

Antes de mais nada, é muito importante analisar o contexto do morador de grandes cidades e capitais, onde se concentra o forte do mercado imobiliário brasileiro. Cidades com um número maior de habitantes tendem a elevar a necessidade de um veículo para fazer os seus deslocamentos diários.

Naturalmente, essas pessoas irão precisar de um local para guardar seus carros, não apenas por uma questão de conservação, mas principalmente por segurança, visto que o número de furtos e roubos de automóveis não costuma ser baixo. E é nesse contexto que a valorização das vagas de garagem entra em cena.

É bem claro que a maioria das pessoas está disposta a investir um pouco mais em um apartamento com vaga de garagem. Esse é um diferencial que valoriza bastante qualquer imóvel, visto que traz mais comodidade, praticidade e segurança para os seus moradores, que não precisarão deixar seu veículo na rua.

É claro que esse valor pode variar de cidade para cidade, porém,  consultores imobiliários estipulam que a simples existência de uma vaga a mais de garagem pode elevar em até 10 ou 15% o preço final da propriedade. 

E você sabia que pode encontrar vários formatos de vaga de garagem em empreendimentos? Abaixo, listamos alguns formatos para você conferir:

  • Vagas indeterminadas: Essas são muito comuns e tratam-se daquelas que não contam com um local fixo para que o morador estacione, ou seja, a prioridade é sempre de quem chegar primeiro e parar o seu carro. É um bom modelo para quando não há muito espaço.
  • Vagas determinadas: Já nos prédios que contam com vagas determinadas, até mesmo o aluguel de um local na garagem pode ser facilitado, pois a distribuição dos espaços é fixa e está registrado na própria escritura do imóvel. Dessa maneira, os proprietários poderão, inclusive, gerar um contrato para locação, de acordo com o regimento interno da convenção.
  • Contrato de aluguel de vagas: Em alguns casos a vaga de garagem em apartamento pode ser alugada separadamente, mas existem tipos de contrato e valores bastante diferentes. Para realizar este tipo de locação, é muito importante tomar alguns cuidados jurídicos, como uma maneira de se proteger e de evitar complicações desnecessárias no futuro.

Contudo, a vaga de garagem é apenas um dos fatores que podem influenciar a valorização do seu imóvel. Além dela, outros pontos podem ser levados em consideração, como a localização, por exemplo. Para muitos especialistas, esse é um fator decisivo na hora de valorizar um imóvel. Hoje, a maioria das pessoas está em busca de mais qualidade de vida, o que faz com que elas optem por empreendimentos mais próximos de espaços de lazer e aos pontos de interesse, como lojas de conveniência, supermercados, padarias, lanchonetes, restaurantes e academias de ginástica, além de parques, shoppings e escolas.

Um outro fator que contribui para a valorização do imóvel é a estrutura, visto que ela impacta diretamente na qualidade de vida dos moradores. Mesmo para quem quer investir em uma eventual reforma, existem questões estruturais que dificilmente poderão ser superadas se a unidade contar com um projeto ruim.

O acabamento também conta como um diferencial muito importante, pois são os pequenos detalhes que acabam atraindo a atenção dos compradores. Um espaço feito com carinho, com pinturas de bom gosto e com o uso de materiais de alto padrão, como mármore, aço inoxidável e madeiras nobres, são sempre um ponto positivo.

Como você pôde ver, a vaga de garagem em apartamento é apenas um dos fatores importantes que influenciam no preço de um imóvel, mas com certeza a sua presença irá agregar muito no preço final! Aproveite para conhecer nossos empreendimentos com vagas de garagem em nosso site clicando aqui Não deixe de ficar ligado em nosso blog para mais artigos sobre documentação e investimentos imobiliários, além de dicas para a sua casa, decoração, finanças e facilidades para comprar o seu apê.