Você já parou para pensar na influência que as cores têm em nossas vidas? Elas são capazes de nos gerar sensações como criatividade, relaxamento, segurança, e às vezes, até sensação não muito boas. Além disso, as cores são um dos principais aliados dos arquitetos e decoradores na hora de decorar um ambiente, afinal, podem fazer com que ele pareça mais amplo e confortável ou mais íntimo e acolhedor, de acordo com cada necessidade.

Caso você esteja pensando em pintar o seu apartamento, mas ainda está na dúvida de que cores deve escolher para valorizar as características de cada ambiente do imóvel, então esse artigo pode te ajudar! Confira nossas dicas e descubra os milagres que as tonalidades certas podem fazer pelo seu apê!

Branco:

Na hora de escolher as cores para pintar um apartamento pequeno, por exemplo,, uma dica muito valiosa é: invista nos tons mais claros! Eles refletem mais a luz e transmitem a sensação de amplitude do ambiente.

O branco continua sendo a aposta mais clássica para quem deseja pintar um apartamento pequeno. Porém, uma dica válida é, se você optar pelo branco sólido nas paredes, não se esqueça de caprichar nos objetos decorativos com tons contrastantes, para dar mais estilo ao ambiente.

Vale lembrar que dentro da linha de tons mais claros existe ainda a opção de utilizar algumas variações de tonalidades brancas que produzem um efeito muito semelhante à pintura sólida, mas com nuances que dão mais individualidade aos ambientes.

Bege:

Ainda sobre tons mais claros, mas para quem deseja ambientes mais quentes, as variantes de nudes são as melhores opções. Existem alternativas nas quais o tom amadeirado ganha aspectos mais abertos e claros.

Da mesma forma que o branco, com o bege também é possível apostar em combinações com diferentes tonalidades para criar efeitos variados, como por exemplo um mix suave entre rosa e laranja, sem perder a preponderância do tom mais claro, ou um marrom claro que contribui para deixar o ambiente mais elegante.

Cores:

E claro, para aqueles que não abrem mão de utilizar uma tonalidade mais intensa para pintar o apartamento, uma dica para caso ele não seja muito grande é inseri-la em uma parede específica, que ficará como a parede principal do cômodo, deixando as demais com colorações mais suaves.

Caso esse ambiente seja o quarto, por exemplo, essa parede pode ser a cabeceira da cama, que recebe bem diversas cores, como por exemplo o azul, lilás, verde ou rosa. Caso seja para a sala, essa parede principal pode ser aquela onde fica a televisão, que geralmente atrai mais olhares no cômodo.

Parede e piso das mesmas cores:

Aqui vai mais uma dica para provocar a sensação de que o espaço é maior! Usar a mesma cor nas paredes e no piso pode ser uma ótima aposta, pois a falta de separação de cores e texturas entre o chão e a parede cria uma sensação de amplitude. Ah, mas vale lembrar que nesse caso é aconselhável não utilizar rodapés por exemplo.

Você pode usar cores claras neste caso, mas também pode optar por usar o mesmo revestimento em todo o ambiente. Um dos materiais mais usados para esse fim é a madeira, que deixa a casa mais elegante e aconchegante.

Cinza está em alta:

Pouco utilizado antigamente por passar uma imagem fria e sólida demais para o ambiente, atualmente os tons de cinza estão em alta, e prometem um ar de elegância além de deixar o espaço mais amplo. Importante que sua variação seja mais próxima ao branco, para evitar que o entretom mais escuro e fechado crie o efeito de diminuir o local!

Uma boa dica é utilizar diversos tons de cinza no ambiente. Caso você tenha uma pilastra por exemplo ou queira ressaltar uma parede, você pode pintá-la com um tom de cinza mais escuro que o restante do ambiente, por exemplo.

Como você pode perceber, a pintura do seu apartamento é uma forma de renovar a casa gastando pouco! As alternativas são quase infinitas, permitindo o uso de várias cores, texturas, combinações, de vários desenhos e acabamentos — basta dar asas à imaginação.

E caso esteja em busca de um novo apartamento para enchê-lo de personalidade e estilo, não deixe de conhecer nossos empreendimentos disponíveis clicando aqui! E fique ligado em nosso blog para mais artigos que vão te ajudar na hora de decorar o seu apê, além de dicas sobre finanças e mercado imobiliário!