Com certeza você já sonhou diversas vezes em comprar seu apartamento, mas por conta das inúmeras burocracias relacionadas à obtenção de crédito ainda não conseguiu atingir esse objetivo. Porém calma, temos uma boa notícia para quem não quer correr o risco de ter uma resposta negativa do banco!

Apostar na composição de renda para financiamento de imóvel pode ser uma excelente saída! Isso significa que é possível que você em conjunto com outra pessoa, que pode ser cônjuge, parente ou namorado, por exemplo, pode solicitar um pedido de financiamento de imóvel. 

 Essa é uma excelente opção para quem não tem altos rendimentos mensais, mas pensa em comprar um imóvel com outra pessoa que também poderá ajudar no pagamento das parcelas.

 Além disso, ao optar por um financiamento através de um programa habitacional, como o Casa Verde e Amarela, você ainda tem o benefício da composição de renda. Esses são recursos importantes já que, na etapa de análise de crédito, vários dados pessoais são solicitados pelo banco para saber se você realmente tem condições de honrar os pagamentos.

A maioria das instituições financeiras estipula que as parcelas não devem comprometer mais de 30% da sua renda mensal familiar. Isso é necessário para que os bancos tenham a certeza de que você pode arcar com a dívida que está contraindo.

Quem são as pessoas que podem compor o financiamento?

Vamos lá, assim como tudo, existem algumas regras para a composição de orçamento para financiamento, sendo que cada banco faz a sua própria exigência. 

Vale ressaltar que todas as exigências feitas pelo banco no que diz respeito às comprovações de renda e análise de risco de crédito são aplicadas a todas as pessoas que fizerem parte da composição de renda. 

De maneira geral, podem entrar na soma de composição de renda:

  • Irmãos e irmãs;
  • Cônjuges e namorados.
  • Tios e primos;
  • Enteados, madrasta e padrasto;
  • Pais, sogros e filhos;

E como calcular a renda familiar?

Como você já deve ter entendido, a renda familiar é a soma da renda individual dos moradores do mesmo domicílio. Para fazer esse cálculo, lembre-se de somar todos os rendimentos dos familiares que residem na sua casa. Neste cálculo podem estar incluídos salário, pensão, e aposentadoria. Você também pode adicionar a conta:

  • Benefício de Prestação Continuada (BPC).
  • Benefícios de previdência privada ou pública;
  • Comissões;
  • Rendimentos de trabalho não assalariado;
  • Rendimentos de atividades autônomas em geral,
  • Pró-labore

E quais as vantagens de usar a composição de renda?

Se você não possui um salário muito alto, está formando uma família ou deseja muito sair do aluguel, a composição de renda pode ser uma das melhores opções para finalmente tirar esse sonho do papel. Os benefícios são incontáveis e o fato de pagar as parcelas de um bem próprio é muito mais interessante do que pagar todos os meses um aluguel que não resultará em nenhum retorno ou garantia futura.

Vale lembrar também que quando há a composição de rendas, cada um dos componentes poderá usar o seu FGTS para o abatimento do valor total da dívida. Ele poderá tanto ser usado como entrada como para quitação de valores.

Com a ajuda de familiares e amigos, você consegue dar um passo muito importante para sua vida: o sonho da casa própria. Essa é a principal razão pela qual a composição é tão procurada. Vale a pena se informar sobre essa possibilidade com o seu banco se você deseja sair do aluguel e dar um novo passo na sua vida morando em um imóvel próprio.

Caso esteja a procura de um apartamento, não deixe de conferir nossos empreendimentos disponíveis em nosso site. E não deixe de entrar em contato conosco, nossa equipe está preparada para lhe ajudar e facilitar a realização do seu sonho de comprar o seu primeiro apê!

Ah, e não deixe de ficar ligado em nosso blog no seu momento de descanso para ler mais artigos como este, além de dicas para a sua casa, finanças e facilidades para comprar o seu apê.