Comprar seu primeiro apartamento é o objetivo de vida de muitas pessoas. E essa conquista se torna ainda maior quando é resultado de um bom planejamento financeiro, livre de dívidas e de tantas outras dores de cabeça que surgem ao comprar um imóvel sem preparar o orçamento. 

Nesse momento é sempre melhor se organizar para decidir qual a melhor forma de juntar dinheiro. E pode acreditar, mudar apenas alguns hábitos de consumo e algumas mudanças de comportamento são ações que podem tirar o sonho da sua casa própria do papel. 

Para entrar no ano de 2022 com o pé direito já dando o primeiro passo para realizar esse grande plano, separamos algumas dicas para você economizar e conseguir comprar um imóvel sem passar por dificuldades! Confira:

Mudança de Hábitos

Antes de mais nada, para conseguir juntar um valor alto, é fundamental construir hábitos financeiros saudáveis. Disciplina é palavra de ordem: fique atento aos gastos invisíveis - que parecem inofensivos, mas comprometem parte importante do orçamento - e priorize a reserva mensal. 

Lembre-se de que ao financiar o apartamento, você terá parcelas para pagar durante alguns anos, então, tenha certeza de que está comprando um imóvel que faz sentido para a sua vida hoje, mas que também continuará atendendo às suas necessidades e da sua família no futuro. 

Planejamento é tudo!

Para começar,  avalie quanto você pode poupar por mês sem passar apertos. Uma dica importante é criar uma planilha onde você poderá anotar tudo, seus ganhos e gastos. Esse será seu fluxo de caixa, que ajudará a determinar seu investimento mensal para a compra do imóvel. 

Desta forma, se perceber que sempre sobram por volta de 500 reais no fim do mês, faça investimentos com esses valores! Você pode analisar as opções a seu alcance e pensar no que é mais interessante para sua realidade.

Não se esqueça de anotar tudo, tudo mesmo! Principalmente aquelas pequenas despesas que costumam passar despercebidas em muitos planejamentos financeiros. Anote também as despesas futuras para conseguir ter uma visão ampla não apenas do seu orçamento atual. Estamos falando do IPVA, do material escolar do filho e do licenciamento do carro, por exemplo. A lógica é simples: quanto mais preparado você estiver para poupar, menores se tornam as chances de algo sair errado.

Economize!

Não tem jeito, se você quer que sobre algum valor dos seus ganhos, será necessário alguns sacrifícios, afinal, não tem como você permanecer com os mesmos gastos e ter mais dinheiro sobrando no final do mês, certo?. Uma saída para pagar as parcelas sem aperto é adaptar o orçamento mensal bem antes de comprar o imóvel. 

Uma dica: Se você retém parte da renda na poupança ou em algum outro investimento antes mesmo de colocar o salário no bolso, pode já ir se acostumando com essa nova situação financeira e ainda conseguir poupar um dinheiro.

O ideal é começar a poupar em torno de 30% dos ganhos. Assim você poderá ir se acostumando com as prestações, que não devem ter um valor muito superior a essa porcentagem do seu salário para não comprometer o pagamento do restante das suas contas mensais.

Reserve pelo menos 20% do valor do imóvel 

No Brasil, a maior parte das linhas de crédito permite financiar até 80% do valor do imóvel. Por isso, para comprar uma casa ou apartamento, é importante se programar para juntar pelo menos 20% do preço da propriedade. Essa é a opção escolhida por muitos brasileiros que pensam em como financiar uma casa ou um apartamento.

Este dinheiro deve ser guardado em aplicações de pouco risco. Entre os que costumam fazer reservas financeiras, a caderneta de poupança é o principal destino do dinheiro. No entanto, vale lembrar que embora essa opção seja segura, o seu rendimento é inferior à inflação - o que significa que, a longo prazo, o dinheiro guardado vai perdendo valor, então vale a pena estudar outras formas de investimento!

Elimine o cartão de crédito!

Esse pode ser um dos maiores vilões na hora de poupar dinheiro! Ter um cartão de crédito pode até ser uma segurança a mais no caso de surgirem emergências financeiras, mas nunca deve ser sua principal forma de fazer compras. A verdade é que, como não sentimos o dinheiro saindo da conta (a não ser quando a fatura chega), o cartão acaba se tornando uma grande tentação para os gastos.

Tente, então, manter seu cartão de crédito guardado, utilizando apenas para grandes necessidades. É provável que você fique um pouco mais apertado no primeiro mês sem poder contar com a ajuda do cartão, mas acredite, pagar suas contas à vista lhe ajudará muito a ter uma noção melhor dos seus gastos e a se organizar.

Renda extra!

Para te auxiliar a poupar mais dinheiro e alcançar seus objetivos ainda mais rápido, cogite a ideia de ter uma renda extra. Colocar esforço e dedicação para criar outras fontes de renda, além de te dar maior segurança, te colocam cada vez mais perto daquilo que você deseja.

São diversas opções, então avalie seu tempo livre e sua experiência para essa nova tarefa, e mãos à obra! E se você já está à procura do seu novo apê, não deixe de conhecer nossos empreendimentos disponíveis em nosso site

E fique ligado em nosso blog para ler mais artigos como este, além de dicas para a sua casa, finanças e facilidades para comprar o seu apê.