Sabemos que os pets hoje são muito mais do que bichos de estimação! Eles são membros da família e, tal como as crianças, fazem com que seja necessário tomar certos cuidados com a decoração da casa.

Eles são cheios de amor e conseguem arrancar um sorriso mesmo nos dias mais estressantes, não é?! Porém, como qualquer outro ser vivo, eles precisam de vários cuidados que vão muito além de dar comida, água e levar no veterinário. É fundamental que eles tenham um espaço próprio, seguro e limpo.

Buracos no sofá, mesas e cadeiras roídas, cortinas usadas para afiar unhas, e sem falar nas necessidades que muitas vezes acabam sendo feitas no meio da casa.

Será que é possível contornar esses inconvenientes? Muitas vezes eles acontecem por conta do estresse por ficar sozinho ou simples necessidades que podemos suprir. Para ajudar amigos de todas as espécies, reunimos algumas das melhores dicas de decoração para ajudar a cuidar desse pequeno membro da família!

Esqueça os tapetes caros!

Olhe pelo lado bom e pense na economia! Se você quer deixar o seu animal de estimação livre dentro de casa, esqueça os tapetes caros, pois eles serão alvo certo de patinhas, vai servir para afiar as unhas e algumas - ou muitas - vezes, vão servir até como banheiro. Por esses motivos, prefira os tapetes mais baratos e de fácil remoção para lavagens (que serão muitas) e limpeza.

Tinta acrílica nas paredes!

Geralmente a tinta acrílica é mais usada para as áreas externas, como fachadas, mas para quem tem animais de estimação ela é a melhor opção. O motivo é simples: o acabamento acetinado é mais fácil de limpar as inevitáveis patinhas que sempre acabam aparecendo.

Ela pode ser um pouco mais cara que a tinta látex – cerca de 30% – mas compensa por ter maior durabilidade e impermeabilidade. Aqui, a dica é evitar as de brilho, prefira as foscas e acetinadas, que ficam mais bonitas no interior.

Proteja também o seu colchão!

É bem provável que seu companheiro, seja um cãozinho ou gatinho, seja muito apegado a você! Por isso, muitas vezes, eles vão acabar indo parar na sua cama, e sabemos que não tem como resistir aqueles olhinhos brilhantes né?!

Nesse caso, vale investir num protetor de colchões. Caso haja acidentes, o líquido não irá afetar o colchão e vai tornar o processo de limpeza bem mais fácil!

Atenção aos itens de decoração!

Essa dica é especial para os donos de gatinhos! Quem tem, sabe o quanto eles adoram empurrar com a patinha objetos pequenos de decoração. Por isso, lembre-se sempre de deixar os itens mais frágeis de decoração fora do alcance de gatos e cachorros. Para poder exibir seus itens decorativos sem medo, a dica é deixá-los em armários fechados com portas de vidro resistente, à prova de pets mais eufóricos.

Seu sofá merece um reforço!

É uma delícia ter a companhia do seu animalzinho para assistir à sua série preferida no sofá, não é mesmo? O que não é tão legal assim é ter que lidar com pelos e manchas pela sala inteira.

Por isso, procure escolher tecidos lisos e resistentes, que facilitem a retirada dos pelos e a limpeza. Algumas boas dicas são lona, vinil, brim, chenile e sarja.

Porém, se o orçamento não está permitindo que você troque o forro do sofá agora, uma ideia mais em conta é mandar fazer uma capa resistente a patinhas e manchas. Em caso de acidente, é só colocar para lavar.

Algumas dicas especiais!

A dica de decoração para você que tem gatos é soltar toda a sua criatividade em verdadeiras esculturas-brinquedo. Isso mesmo, crie formas para os bichanos brincarem que também sirvam de decoração.

Uma ótima sugestão é uma árvore de madeira, cujos galhos são feitos de pequenas prateleiras. Presa à parede da sala de estar, a “estante” é extremamente bonita e funcional, sendo também um verdadeiro parque de diversões felino.

Outra dica: caso eles não abram mão do conforto em poltronas e sofás, faça capas com tecidos que acumulam menos pelos e facilitam a limpeza. Opte por sarja, vinil, brim, lona ou chenile.

Hoje já existem camas e mesas no mercado que trazem nichos especiais para cães e gatos, algumas inclusive com tratamento acústico, o que contribui para que não se assustem com fogos e trovoadas, por exemplo.

E ai, anotou todas as dicas? A Quartzo sabe o quanto esses amigos de quatro patas são importantes para você, e são para nós também! Por isso, temos diversas opções de empreendimentos com uma área de lazer exclusiva para eles! Afinal, lazer tem que ser para a família toda, não é?!

Você pode conferir alguns dos nossos empreendimentos disponíveis clicando aqui! E para mais dicas de decoração, finanças ou sobre o mercado imobiliário, fique ligado aqui no nosso blog!