As cidades têm crescido em ritmo acelerado, o que tem tornado os ambientes tomados por prédios, asfaltos e muros, tornando o conceito de cidade cinza muito presente na vida da maioria das pessoas.

Está cada vez mais difícil encontrar locais com o verde predominante nos grandes centros, a não ser, parques dedicados a tal. Entretanto, será mesmo que é necessário fazer alguns quilômetros para sentir a proximidade da natureza e respirar a tranquilidade e simplicidade que isso traz?

A decoração residencial, assim como a moda, apresenta ciclos de tendências. Algumas dessas tendências vão e voltam, outras se tornam verdadeiros clássicos e fazem sucesso por anos. A decoração orgânica é um exemplo de tendência que se eternizou.

Ela pode transformar sua casa ou apartamento em um oásis de conforto, fazendo um contraponto com o cinza e a dureza do asfalto e do concreto das ruas dos grandes centros por onde andamos todos os dias. Os elementos naturais – como madeira, pedra, sisal, algodão e algumas plantas – trazem a simplicidade e a tranquilidade da natureza para os ambientes.

Se você ainda não conhece esse estilo ou deseja ter algumas dicas para aproximar mais o seu apartamento da natureza e criar uma atmosfera mais natural, fique de olho nessas nossas dicas que vão te ajudar a se inspirar. Confira:

Cores

Antes de mais nada, a paleta de cores que irá compor o espaço é muito importante e, seguindo a tendência orgânica, é preciso que olhemos para a natureza em sua essência com tons neutros e calmos, para dar a base ao meio ambiente, enquanto os azuis, verdes e amarelos em tons pastéis contribuem como pontos de luz para as produções.

Materiais e móveis

A ideia aqui é que você utilize materiais naturais, leves e frescos, que irão garantir a sensação de conforto e aconchego. Os tecidos mais utilizados para cortinas e revestimentos de sofás e poltronas ou em mantas e almofadas são algodão, linho, lã e renda manual.

Os móveis são feitos em madeira (as madeiras de demolição dão um toque ainda mais especial), junco, bambu ou vime. E a mistura deles em um mesmo cômodo é muito bem-vinda.

Uma boa dica é apostar em tons rústicos ou terrosos que transmitem a realidade natural das florestas, mas trazem sofisticação para os móveis principais. O estilo orgânico também conta bastante com o minimalismo para compor o aconchego, portanto, não insira muitas variações de cores nos móveis do mesmo ambiente: deixe que os detalhes falem!

Deixe o verde entrar

É claro que não poderia faltar verde nesta decoração, por isso, invista bastante em plantas! Não podemos dizer que quanto mais verde melhor, porque exageros nunca são bons, porém, enquadre em cada ambiente um pouco.

Flores são interessantes, mas novamente, cuidado com a quantidade de cores: deixe que o verde indoor tome conta com plantas grandes e que inspire um ar mais sofisticado e ao mesmo tempo libertador.

Iluminação

Não se esqueça que a iluminação e os detalhes não podem ficar de fora. Utilize ao máximo a iluminação do sol nos ambientes, garantindo o frescor e a vivacidade do clima natural. Vasos de plantas, arranjos de flores e itens decorativos que sejam feitos artesanalmente, principalmente aqueles que carregam tradição e cultura local, terminam de compor a decoração orgânica.

O ideal, para compor com elementos orgânicos, é que haja o maior aproveitamento possível de luz natural, como falamos acima. Por isso, dê preferência para o uso de cortinas leves e fluidas. Luminárias também podem fornecer iluminação pontual, em tons amarelados, de preferência.

E aí, você também ficou apaixonado(a) por esse tipo de decoração? Então mãos à obra e comece a trazer mais da natureza para dentro do seu lar! Não deixe de ficar ligado em nosso blog para mais dicas de decoração, além de artigos sobre empreendimentos, mercado imobiliário e finanças.

Não esquece de mostrar pra gente depois como ficou sua nova decoração em?!