O Barreiro é mais que um bairro. É hoje uma das regiões administrativas de Belo Horizonte e por ser de fácil acesso e com uma grande concentração de comércio e indústrias, tem se tornado um bairro bastante procurado por famílias e profissionais que buscam um estilo de vida mais tranquilo sem abrir mão de ter tudo por perto.

Para quem ainda não conhece a região, trouxemos hoje algumas informações sobre localização, infraestrutura e lazer, confira:

Perto de tudo:

A região do Barreiro está localizada a cerca de 15 km do centro da Capital e conta com 53 km² de extensão. Tem hoje um acesso privilegiado através da Avenida Amazonas, Avenida Tereza Cristina e do Anel Rodoviário. 

Fora isso, existem mais de 30 linhas de transporte público que conectam o Barreiro à parte central de Belo Horizonte e demais regiões, como as estações do BH Bus Barreiro e da Estação Diamante, além das estações do MOVE implantadas em 2014.

Infraestrutura:

Uma das melhores coisas em se viver no Barreiro é sua infraestrutura, que praticamente transforma a região em uma pequena cidade, onde se pode encontrar tudo o que precisa por perto. Além da facilidade de rapidamente se estar no centro de Belo Horizonte, o Barreiro possui um forte comércio varejista e atacadista, boas escolas públicas e privadas, faculdades, prestadores de serviços variados, bares, restaurantes, casas noturnas e opções de lazer. 

Localizado próximo à cidade de Contagem, indústrias de diversos segmentos estão instaladas na região do Barreiro e aproveitam do fácil acesso à BR-040 pelo Anel Rodoviário para o constante transporte de cargas que trafegam nos arredores da região.

A infraestrutura de saúde também é bem organizada na região, com diversos hospitais, postos de saúde e conta, inclusive, com um Centro de Promoção de Saúde da UNIMED.

Comércio:

Hoje, a região conta com mais de 5.000 endereços comerciais, entre eles de vendas atacadistas, indústrias, serviços diversos e profissionais autônomos.

Como um dos principais centros comerciais do Barreiro, temos o Via Shopping, que tem passado por um processo de expansão iniciado em 2014. Nele é possível encontrar conhecidas lojas de calçados, vestuário, beleza e utilidades para o lar, além de uma praça de alimentação que traz famosas redes como Subway, Burger King e Spoletto. Como uma excelente opção de lazer, vale lembrar que o shopping ainda conta com cinco salas de cinema.

Áreas verdes:

O Parque Roberto Burle Marx, mais conhecido como Parque das Águas, localizado na Avenida Ximango, é uma excelente opção para quem gosta de ar livre e área verde para um passeio, caminhada ou uma opção de lazer aos finais de semana. 

Você também encontra na região o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, que está entre os três maiores parques ecológicos em áreas urbanas do Brasil. Nele está localizada a nascente do Ribeirão Arrudas, além de seis mananciais de água que são os responsáveis por abastecer grande parte da região central e metropolitana de Belo Horizonte.

Existem diversas outras opções de parques na região do barreiro, como o Parque Teixeira Dias e o Parque Vila Pinho, ambos localizados no bairro Flávio Marques Lisboa, que a Prefeitura mantém à disposição da população, com equipamentos de esporte ao ar livre e prática de atividades recreativas.

Saúde

Na área de saúde, a região do Barreiro também está muito bem amparada. Conta com 28 unidades sob a responsabilidade da Prefeitura, sendo 17 centros de saúde, 5 unidades especializadas, 1 unidade de emergência, 1 unidade de pronto atendimento (UPA-Barreiro) , 1 centro de referência em saúde mental, 1 centro de referência em saúde mental para infância e adolescência, 1 centro de referência em saúde do trabalhador-CERSAT e 1 farmácia distrital.

Cultura e Esporte

Como citamos antes, o Barreiro também é uma ótima opção para os que buscam lazer. São diversas as opções culturais, pois a região possui três centros de cultura: o Urucaia, o Lindéia, Regina e o Vila Santa Rita. Todos eles contam com programação constante de atividades e oficinas para todas as idades.

Para os que amam esporte, o Barreiro também conta com dois centros esportivos com quadras de vôlei e campos de futebol, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos moradores da região. Outro centro esportivo está construído no Vale do Jatobá, que pretende expandir a cultura esportiva para as demais áreas da região.

E aí, está pensando em se mudar para o Barreiro? Viu como investir em um imóvel na região pode ser uma ótima opção? Então não deixe de conhecer nossos empreendimentos Alto Riviera e Alto Redentor, e more com todo o conforto e segurança em uma das melhores regiões da grande BH!

Você pode dar uma conferida em nossos empreendimento e seus diferenciais em nosso site clicando aqui. E não deixe de ficar ligado em nosso blog para saber mais da região e empreendimentos, além de artigos sobre decoração, finanças e facilidades para comprar o seu apê.