Comprar o primeiro apartamento é o sonho da maioria dos brasileiros, e após realizar esse sonho, você pode acabar tendo aquela sensação de: e agora? 

Você com certeza não vê a hora de se mudar para seu novo lar e começar essa nova etapa na sua vida. Mas antes de dar aqueles toques para deixar a casa com a sua cara, existe uma lista básica de coisas que devem ser feitas. Da compra à decoração, listamos algumas dicas sobre o que fazer em seu apartamento após a entrega das chaves, para que tudo saia do jeitinho que você quer. Confira:

Segurança

Antes de mais nada, é hora de pensar na segurança do seu novo lar. Por isso, o primeiro passo é procurar um chaveiro e trocar o miolo da chave da porta de entrada. Uma outra dica é instalar um olho mágico, que pode ser do mais simples até um mais sofisticado e digital.

Água e Luz

É claro que esse passo vai depender do condomínio e imóvel para onde você está se mudando. Porém na maioria dos casas, após o recebimento das chaves, é preciso solicitar a ligação de energia elétrica e de água para tornar o imóvel habitável.

Peça a ligação de energia na companhia de sua cidade. Para realizar essa solicitação deve-se informar o tipo de ligação do imóvel, declarar a carga aproximada (pontos de lâmpadas, tomadas e aparelhos que serão ligados à rede de energia), imprimir, preencher e assinar a solicitação de nova ligação e a declaração de carga.

 Uma dica importante é verificar a voltagem da sua casa nova e não esqueça de conferir se há tomadas o em cada cômodo da casa.

Além da luz, o pedido de ligação de água e esgoto deve ser feito diretamente na concessionária responsável pelo abastecimento na sua cidade. Para formalizar a solicitação, é preciso apresentar uma série de documentos pessoais como seu RG, CPF do proprietário, documentos do imóvel (escritura pública ou contrato de compra e venda, entre outros) e comprovante de regularização do imóvel na prefeitura (alvará de construção ou IPTU).

Projeto de decoração

Esse é um dos momentos mais empolgantes para quem vai se mudar para seu próprio apartamento e todo projeto precisa começar com um “briefing”. Isto é, você precisa coletar o máximo de informações para criar algo que lhe atenda em tudo que você precisa e deseja.

É importante entender as necessidades individuais e coletivas de todos os moradores. Além disso, conhecer seus gostos e preferências em relação a materiais, texturas, cores e tipo de piso, por exemplo.

Ademais, também é neste momento que falamos sobre a configuração dos espaços. Qual o tamanho das camas nos dormitórios? Você terá uma sala de estar? De jantar? Qual o tamanho dos móveis que irá aproveitar da sua antiga casa?

Uma boa dica na hora de escolher os itens para a casa nova, o ideal é pensar a longo prazo. Adquira aquilo que você sabe que será útil por muito tempo e que poderá levar com você para outra residência caso mude novamente. Isso vale para objetos de decoração, móveis e outros.

Não se esqueça que é sempre bom otimizar o espaço do seu primeiro apartamento, para que tudo esteja sempre à mão e para que você possa aproveitar melhor o espaço dele. Isso quer dizer que você deve apostar em itens, móveis ou decoração, que são multiuso. 

Por exemplo, uma cama que tenha um baú embaixo para guardar roupas de cama, mesa e banho. Armários multiuso para quarto, cozinha e lavanderia, que funcionem para apoiar itens como microondas, televisão ou que sirvam para expor livros. 

Banheiro

Vale lembrar que a maioria dos apartamentos novos não vem com chuveiros, nem sistema de aquecimento de água e luz. Compre os chuveiros e o aquecedor de água. Antes de definir os modelos, é importante observar se existe a possibilidade de colocar chuveiro elétrico.

Conectividade

Uma das coisas mais importantes para a sua nova casa vivendo no mundo moderno será a internet e TV a cabo: você pode escolher a operadora de sua preferência, mas alguns prédios já disponibilizam o contato de uma determinada empresa para fazer a ligação geral dos apartamentos. Se você já possui uma assinatura, não esqueça de agendar a mudança de endereço junto a sua operadora.

Se você utiliza telefone fixo e já possui uma linha, solicite a atualização dos seus dados à empresa de telefonia de sua preferência.

 

Ah, e não esqueça de comunicar seu novo endereço e telefone a amigos, familiares e clientes. Agora que você já sabe o que fazer em seu apartamento após a entrega das chaves, não deixe de compartilhar com a gente como está sendo a sensação de realizar esse grande sonho.

Não deixe de ficar ligado em nosso blog para mais dicas sobre facilidades e estilo de vida, além de artigos sobre decoração, mercado imobiliário e finanças.