Seja para conquistar a independência, porque vai se casar, para sair do aluguel ou para investimento, ter a casa própria é, sem dúvidas, o sonho de muitos brasileiros.

É sem dúvidas um grande passo, e quando chega a hora desse grande sonho se tornar realidade é necessário ter o pé no chão e agir com total responsabilidade.

Há uma série de fatores que devem ser levados em consideração, como a localização, seu orçamento, o tipo de imóvel, prazos, etc. E por se tratar de um alto investimento, é fundamental ter muito planejamento para que o negócio possa ser sustentável.

Se você está próximo de realizar esse sonho, preparamos algumas dicas as quais você deve ficar atento e levar em consideração ao dar esse passo tão importante. Confira:

Analise bem o seu orçamento

O primeiro passo ao investir no seu primeiro imóvel, sem dúvidas, é analisar o seu orçamento. Todas as entradas e saídas de dinheiro precisam ser totalmente contabilizadas, afinal você precisa de uma renda minimamente fixa para que não fique apertado depois.

Uma boa dica é criar uma planilha para que possa fazer o melhor controle desses gastos. Anote tudo, liste todas as entradas, separando-as como fixas ou extras.

Anote todos os gastos, também lembrando de listá-los como fixos ou não, assim você conseguirá ter uma boa noção do quanto do seu orçamento você poderá dedicar para esse novo investimento.

Comece a poupar

Quanto de dinheiro você tem guardado para comprar o primeiro imóvel? Hoje é possível comprar um imóvel parcelando até mesmo o valor da entrada, mas acredite, é muito importante que você possua uma quantia guardada para segurança.

O ideal é que tenha ao menos 10% do valor do imóvel que você irá comprar guardado. Assim, mesmo que não tenha que pagar a entrada, você terá segurança no caso de qualquer imprevisto, como alguma despesa inesperada.

Se para você poupar ainda é um desafio, estipule uma meta mensal e mova o dinheiro do seu salário diretamente para a poupança. Pegue aquela planilha de gastos que sugerimos no tópico anterior e reduza despesas desnecessárias. 

Se possível, dê um tempo também do seu cartão de crédito, ou apenas guarde-o para verdadeiras emergências. Lembre-se que o dinheiro que você economiza todos os meses é para realizar seus sonhos, então tente ao máximo esquecer da existência dele por enquanto.

Hora de procurar

Ok, você está decidido a comprar seu primeiro imóvel e realizar esse sonho. Já avaliou seu orçamento e tem até uma boa quantia guardada. Já posso fazer as malas? Acho que não!

Comprar sua primeira propriedade não é um processo simples assim. Esta é uma decisão sobre a qual você refletirá não somente na sua vida mas também na de toda a sua família e amigos. Além disso, outros diversos pontos devem ser levados em consideração para que possa encontrar o futuro lar perfeito para você.

 Qual a melhor localização? Próximo ao seu trabalho? Uma área de lazer é importante? Avaliar seu estilo de vida também é indispensável nesse momento.

É bom levar em consideração sua vizinhança. Se você ainda é bem jovem e gosta de dar festas e reunir a galera em casa, talvez se mudar para um prédio com pessoas mais velhas majoritariamente não seja a melhor opção.

Ou a situação inversa, caso precise de silêncio e tranquilidade para seu trabalho, estudos ou rotina em geral, é bom evitar empreendimentos com vizinhos muito festeiros. 

Portanto, não se apresse. Encontre o melhor imóvel com tranquilidade enquanto avalia o seu orçamento e decida pelo que mais se adequa a você. Para facilitar, criamos alguns tópicos para você considerar ao escolher seu novo lar.

Quantos quartos serão necessários?

Em qual região você quer morar? Proximidade com o trabalho é importante?

Possui filhos? Então pense se há escolas na proximidade. 

Se está em busca de qualidade de vida, é bom investir em uma área de lazer.

Supermercados e comércio perto costumam facilitar a vida e valorizar seu imóvel.

Vias de acesso e transporte público são importantes, não se esqueça.

Escolha uma construtora ou corretor de confiança

Já analisou o orçamento, poupou dinheiro e listou todos os tópicos que são importantes para seu novo lar?

Então chegou o importante momento de começar efetivamente a procurar pelos imóveis. Neste momento, você precisa ter um corretor confiável trabalhando com você, ou procurar uma construtora com bons índices de entrega. 

Você não quer comprar um imóvel e descobrir depois que ele tem muitas infiltrações ou que comprou um apartamento em um empreendimento que foi construído em desacordo com as normas, não é mesmo? Por isso é preciso que você confie muito em todas as informações que estão sendo repassadas.

Fazer a simulação do financiamento

Caso ainda não possua o valor total do imóvel, o que é a situação mais comum, o financiamento é a solução para isso. Porém essa opção deve ser muito bem estudada e avaliada antes da compra para que não se torne uma experiência desagradável no futuro.

Por isso, comece a estudar e simular condições dos financiamentos disponíveis no mercado. Analise as parcelas e condições e se certifique de que irão se encaixar na sua vida financeira.

Tendo estes dados em mãos, será muito mais fácil se organizar para comprar o primeiro imóvel.

Agora, que você passou por todas essas etapas, avaliou bem todos os pontos, desde sua vida financeira até as características necessárias do seu novo lar, você está bem mais preparado para dar esse passo tão importante. 

Se já estiver à procura de um imóvel, você pode dar uma conferida em nossos empreendimentos clicando aqui e encontrar o que se encaixa perfeitamente no seu sonho e suas necessidades.

Estamos disponíveis e preparados para lhe auxiliar nesse momento tão importante e tornar todo o processo mais simplificado para você.