Quando chega a hora de comprar um imóvel, é comum que algumas pessoas optem pelo financiamento imobiliário. Então vem a dúvida “Como arcar com o valor da entrada?”

Ainda que alguns trabalhadores não saibam, o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) vai muito além do saque-rescisão, aniversário ou aposentadoria. O benefício também pode ser usado no financiamento da casa própria.

Então, no momento de realizar o sonho de comprar seu primeiro apartamento, usar o saldo do FGTS é uma alternativa buscada por muitas pessoas. O saldo pode ser usado para compra do imóvel, para amortizar o saldo devedor ou ainda para o pagamento de prestações.

Em 2022, as regras para o uso do FGTS passaram a servir para financiamentos além dos mediados pela Caixa Econômica Federal, como era costume até então. Nesse artigo, te contamos tudo sobre as novas regras, confira.

O que é o FGTS?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, popularmente conhecido como FGTS, é uma forma de proteger o trabalhador que sofreu uma demissão sem justa causa. O depósito do benefício é feito mensalmente e tem uma porcentagem referente a 8% do salário mínimo em vigor.

Quem realiza esse procedimento são as empresas/empregadores contratantes. O valor pode ser sacado de forma integral, por meio de um adiantamento ou apenas 40%, tudo depende da intenção do beneficiário.

Confira abaixo alguma das ocasiões onde o saque pode ser feito:

- Em caso de demissão sem justa causa;
- Término do contrato por prazo determinado;
- Aposentadoria;
- Calamidade pública reconhecida pela portaria do Governo Federal;
- Doença grave;
- Aquisição da casa própria, liquidação ou amortização de dívida.

O FGTS é fundamentado por lei e iniciou desde os anos 60. Entre as pessoas que têm direito ao fundo estão os trabalhadores formais, sejam temporários, avulsos ou rurais, atletas, empregados domésticos, safreiros e afins.

Como usar o FGTS em 2022?

Atualmente o financiamento pode acontecer mediante três categorias, de acordo com a com a Caixa Econômica Federal. O beneficiário pode escolher o pagamento parcial, a amortização ou a aquisição de imóveis em processo de construção.

No Brasil existem dois sistemas de financiamento que garantem maior facilidade e suporte na aquisição da casa própria: o SFH e o SFI. A diferença entre eles, basicamente, é que um é mediado pelo poder público e o outro não.

A novidade para o FGTS 2022 é que ele pode ser usado nos financiamentos que se encaixam em ambos os casos.

No Sistema de Financiamento Habitacional

O sistema de financiamento habitacional é uma iniciativa do governo federal com o objetivo de reduzir o déficit de moradia no Brasil por meio da cessão de crédito de longo prazo.

O foco do programa está em beneficiar a população de rendas mais baixas e, por isso, o crédito é mediado por bancos públicos, concedendo financiamento acompanhado de juros menores.

O SFH financia unidades com juros limitados a 12% ao ano e é parcialmente custeado com recursos da caderneta de poupança ou do FGTS.

No Sistema de Financiamento Imobiliário

Essa é uma novidade no formato do FGTS 2022. Enquanto o SFH age sob intermédio de bancos públicos, o Sistema de Financiamento Imobiliário permite a livre negociação entre clientes e instituições financeiras privadas.

Nos anos anteriores, o FGTS 2022 não poderia ser usado no financiamento imobiliário nessa modalidade. Essa é uma novidade que promete ajudar o comprador, dando mais opções na hora de escolher o financiamento.

Condições para o uso do FGTS

Existem algumas regras estabelecidas pela Caixa para o comprador e o imóvel que devem estar dentro dos parâmetros e regulamentos do banco.

Alguma destas regras são:

- Não ter outro tipo de financiamento imobiliário;
- Não ter nenhuma propriedade em seu nome;
- Ter um trabalho regulamentado de pelo menos 3 anos
(lembrando que esse prazo não precisa ser de uma contratação contínua);
- Os imóveis não podem ser comerciais;
- O valor limite é de R$ 1.500.000,00;
- Deve estar inserido em perímetro urbano e não ter sido posse do FGTS nos últimos 3 anos;
- Deve estar inserido no RI;
- Deve ter condições de habitação.

No momento do acordo, o beneficiário paga tarifas diferentes a depender da modalidade de compra. Para quitar o imóvel à vista os valores pagos são referentes à intermediação, já para a aquisição parcelada as taxas são as inseridas no contrato.

Confira seu saldo do FGTS

Se você deseja usar o seu saldo do FGTS 2022 para aquisição de um imóvel e não sabe qual o valor que tem na conta da Caixa, pode conferir sem ter que ir a uma agência. O valor, que podia ser consultado pelo site da Caixa Econômica, atualmente está disponível apenas no aplicativo do FGTS. Veja abaixo como acessar:

- Baixar o app “FGTS”;
- Fazer o cadastro usando o PIS, CPF e criando uma senha;
- Logar no app usando seus dados pessoais e a senha criada;
- Para garantir a segurança, vão aparecer algumas perguntas na tela. Você deve responder todas elas e aceitar os termos e condições;
- Pronto! Você pode consultar seu FGTS pelo celular.

E aí, está se preparando para realizar o sonho de comprar seu primeiro apartamento? Não deixe de conferir nossos empreendimentos disponíveis clicando aqui! E fique ligado em nosso blog para mais artigos que vão te ajudar na hora de comprar o seu apê, além de dicas de decoração, finanças e mercado imobiliário!