Todos sabem a importância do sofá em casa, seja na sala de estar ou no escritório, ele sempre ocupará um lugar de destaque. Versátil, o sofá possui inúmeras funções, desde acomodar a família e suas visitas para um bom papo ou assistir alguma programação na TV à servir de cama para eventuais hóspedes.

Além disso, ele também conta com a função de delimitar o espaço no ambiente em relação ao resto dos móveis, servindo como um parâmetro para a mesa de centro, poltronas, tapete, rack etc. 

Escolher o sofá perfeito depende de fatores de decoração como a cor, tamanho, estilo e até conforto, mas também é preciso ter em conta aspectos tão importantes como a sua localização, função e durabilidade. E ai, você sabe como escolher o sofá ideal para o seu apartamento? 

Para lhe ajudar nessa tarefa, trouxemos algumas dicas para você, afinal, são diversos modelos diferentes para você escolher. Sofá sem braço, de canto, modular, sofá cama, com chaise, reclinável e retrátil, chesterfield, retrô… O que não falta são opções, e com nossas dicas neste artigo, sem dúvidas você conseguirá encontrar o ideal para o seu lar, confira:

Onde ele vai ficar?

Bem, o primeiro passo é determinar o local em que ele vai ser usado, ou seja, o tipo de ambiente, sala de estar, sala de TV, quarto de hóspedes, ou escritório.

O ambiente onde ele será posicionado vai influenciar diretamente no tipo de sofá pelo qual você procurar e a sua finalidade. Um sofá para uma sala de TV, por exemplo, deve ser macio e profundo, podendo até ser alongado por uma chaise, para o seu maior conforto.

Porém, esse mesmo sofá não seria ideal em uma sala de estar, que é mais voltada para a convivência em família ou de amigos para um bate-papo. Sofás muito profundos e mais macios podem tornar mais difícil sentar e se levantar.

No caso de salas de estar, a ideia é receber visitas, por isso, prefira assentos mais firmes, com altura padrão (em torno de 45cm), menos profundos (em torno de 90cm) e com encostos mais retos.

Já caso você esteja procurando um sofá para o seu escritório ou quarto de hóspedes, talvez o mais interessante seja que o sofá possa ter as mesmas características acima, mas ser retrátil ou do tipo sofá-cama. 

Agora, se você procura um sofá para um ambiente multiuso, onde você irá receber visitas, ver TV e talvez até hospedar alguém,  você tem a opção de mesclar todas essas características: um sofá mais firme e menos profundo, mas com uma parte com chaise que alonga e pode servir de sofá cama. 

Defina a cor do sofá

Definir a paleta de cores dos sofás também é um passo fundamental, principalmente porque ele também irá compor a decoração de um ambiente. De antemão, para espaços menores, o recomendado é escolher por tons claros, pois essas cores dão uma sensação de amplitude ao cômodo; 

Mas considere também as outras cores que está usando no ambiente. Se você possui toda uma decoração em tons de azul, comprar um sofá amarelo, laranja, ou com cores fortes e opostas talvez não seja o ideal, afinal o ambiente pode acabar ficando um tanto poluído.

E qual tecido usar?

Não se esqueça de considerar também o material do sofá. Nos últimos anos, os tecidos para sofá foram ganhando cada vez mais espaço no mercado. Tanto que hoje é possível encontrar diferentes modelos de tecido para sofá que atendem os mais diversos gostos, estilos e necessidades. 

O revestimento é o que vai dar a aparência e charme estético à peça, determinando também o seu estilo em relação à decoração do ambiente. No entanto, o tecido de revestimento também está ligado diretamente ao uso. 

Suede, Couro Sintético, Sarja, Tweed, Jacquard, Chenille, Tafetá, Linho, Veludo, Pacthwork e até o Acquablock (o famoso tecido impermeável). São uma infinidade de opções, então é interessante nesse momento você avaliar o clima de onde você mora (nada de tecidos quentes se você mora em uma região que faz muito calor), e também sua rotina. Se possui crianças em casa, por exemplo, é interessante pensar em tecidos com a limpeza um pouco mais fácil.

Analise seu orçamento

Junto com as infinitas variações de modelos, os sofás também trazem uma enorme variedade de preços. Por isso, um passo importante é definir o seu orçamento, entre uma faixa considerável de preços. pesquise na internet os modelos de sofá disponíveis no mercado para descobrir os quais se encaixam na sua faixa de preço. 

E pode ser que depois de pesquisar bastante você descubra que o sofá dos seus sonhos não cabe no seu orçamento. Por isso, mantenha a sua mente aberta para as adequações, mudando a cor, tecido, estilo ou tamanho desejado.

Se você possui um orçamento  apertado, dê prioridade por modelos simples, de linhas retas e proporções equilibradas, mas fuja dos modelos baratos demais, eles costumam pecar pela qualidade, durabilidade e, principalmente, conforto.

 

Agora ficou bem mais fácil escolher o sofá ideal para o seu apartamento, né? E se você tem dúvidas de como escolher os outros móveis para o seu lar, não deixe de ficar ligado em nosso blog para mais dicas de decoração.

Ah, e se estiver à procura de um novo lar, que agora será decorado com o sofá perfeito, você pode conferir nossos empreendimentos e seus diferenciais em nosso site clicando aqui.