Está pensando em comprar seu primeiro apartamento mas não sabe por onde começar? Tudo bem, nós sabemos que é um grande passo que envolve diversas áreas, muito planejamento e vários processos burocráticos. 

Sair da casa dos pais ou do aluguel é um passo rumo à independência e o momento de realizar um sonho para si e para sua família. Tanto solteiros quanto casados sabem que ter um lugar para chamar de seu é um marco importante da vida adulta. 

Por isso, vale lembrar que é preciso organização, cautela e muita pesquisa para que você possa encontrar o apartamento perfeito para você e seu estilo de vida, e evitar que a realização de um sonho não se torne uma dor de cabeça.

Para te ajudar, trouxemos algumas dicas que podem ser muito úteis para você que está procurando seu futuro lar. Confira e já comece a se planejar para realizar o sonho de comprar seu apê em 2022.

Planejamento financeiro:

É claro que comprar um apartamento é um grande investimento, e por isso, o primeiro passo é economizar e se planejar financeiramente para isso! Mas calma, organizar seu orçamento não significa que você precisará quitar a compra do primeiro apartamento de uma só vez, há outras razões para fazê-lo.

O primeiro passo é organizar suas finanças, até para que você saiba o tipo de apartamento que poderá comprar, além de que você pode se programar para dar uma entrada, no caso de financiamento imobiliário.

Então anote aí as dicas: primeiro é preciso traçar metas e controlar os ganhos e as despesas fixas/variáveis. Não se esqueça de poupar e, se achar uma boa opção, faça um investimento para que o dinheiro possa render.

Analise seu núcleo familiar:

Não importa se você deseja comprar um imóvel para morar sozinho ou com a família, é importante listar as necessidades dos moradores para escolher a opção perfeita. 

Considere os benefícios de um imóvel mais novo e que conta com área de lazer e outras facilidades, como piscinas, áreas gourmets, churrasqueiras e outros espaços que economizam e trazem comodidade ao dia a dia. Existem opções no mercado com preços bastante convidativos, o que pode ajudar você na hora de comprar e escolher o apartamento.

Analisar seu núcleo familiar também vai te ajudar na hora de decidir o número de cômodos necessários para que sua família more com conforto e para que não escolha uma unidade com metragem insuficiente.

Apartamento usado ou na planta?

Se está se planejando para comprar seu primeiro apartamento, você sabe que conta com diversas possibilidades, como: comprar um imóvel novo, usado ou na planta. A decisão depende de você e das suas possibilidades financeiras.

Apartamentos antigos geralmente não contam com opções de lazer, mas costumam ser mais espaçosos. Já apartamentos novos possuem mais opções de lazer, como piscinas, churrasqueiras, academias e outros ambientes/serviços. No entanto, a metragem costuma ser menor. 

Vale lembrar que se optar por um apartamento novo, a opção de comprá-lo na planta, em alguns casos, têm a vantagem de ser personalizáveis, além de terem um preço mais acessível do que os já prontos.

Escolha a localização:

Um fator importante e de grande impacto na vida de uma família é a localização. Para não errar na escolha, é ideal que sejam avaliados os locais de trabalho e da escola das crianças, se for o caso. Faça o possível para passar o menor tempo possível no trânsito.

Para facilitar sua vida, o ideal é que a região conte com estabelecimentos que facilitem sua vida, como farmácias, hospitais, supermercados, padarias, shopping centers, entre outros. Leve também em consideração avaliar se vocês o ideal são regiões mais calmas ou agitadas.

É comum que apartamentos em regiões mais afastadas custem menos e oferecem mais sossego na rotina familiar. Mas uma dica importante é não se restringir a um único bairro. Ser flexível facilita a compra do apartamento.

Avalie a construtora ou incorporadora.

Após analisar os itens acima, você poderá encontrar o imóvel ideal para você e seu estilo de vida. Após encontrá-lo, será necessário operar com alguma empresa, como construtoras e incorporadoras.

Um passo importante e que pode evitar futuras dores de cabeça é avaliar a reputação e credibilidade de cada uma delas para evitar problemas com prazos, qualidade do imóvel e até questões jurídicas.

Para isso, vale a pena consultar sites de proteção ao consumidor, antigos clientes, ver o histórico da empresa, visitar os imóveis, analisar a qualidade dos materiais utilizados, os acabamentos e até mesmo a esquadria e a pintura.

E aí, anotou todas as dicas? Então é hora de entrar em ação e começar a se planejar para já entrar em 2022 investindo na sua qualidade de vida. Não deixe de conferir em nosso site nossas opções de empreendimento  em nosso site clicando aqui. E fique ligado em nosso blog para mais artigos sobre como escolher o apartamento ideal e investimentos imobiliários, além de dicas para a sua casa, decoração, finanças e facilidades para comprar o seu apê.