Um novo ano começou e neste momento a maioria das pessoas está colocando seus planos em ações e traçando metas para realizar seus sonhos em 2022. O mais frequente, é claro, é conquistar o tão sonhado apartamento próprio.

A decisão de comprar um imóvel precisa ser tomada com cautela, pois isso irá definir não apenas esse novo ano que se inicia, mas também, como serão seus próximos. Por isso é tão importante manter uma organização financeira saudável.

É imprescindível avaliar suas finanças e pesquisar bastante antes de fechar um negócio, afinal ninguém quer ficar endividado para realizar seu grande sonho! Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para você finalmente comprar seu apartamento sem se preocupar em ficar endividado. Confira!

Porque devo me organizar?

Um planejamento financeiro antes de comprar um apartamento é primordial para que você faça essa compra de maneira cautelosa e não se complique com suas finanças, ou seja, acabe tendo uma dívida maior do que poderia bancar. Embora seja um processo que demande tempo, as vantagens de dar esse passo de maneira segura são muitas.

É importante entender e avaliar o cenário econômico atual e só após decidir qual a melhor maneira de adquirir um apartamento, pensando principalmente no prazo em que você quer comprá-lo.

Tão importante quanto conhecer o seu novo apartamento é também conhecer todas as características de um financiamento imobiliário, os prazos, valores e juros. 

Fique livre de dívidas!

É importante que antes de comprar um apartamento, você tenha todas as suas outras dívidas pagas. Vale lembrar que ao efetuar a compra, você irá investir uma boa parte do seu dinheiro. Dessa forma, se você tiver dívidas e algum imprevisto acontecer — como uma demissão —, você pode ficar sem dinheiro para quitá-las depois.

 

Poupar é a palavra de ordem!

 

A principal dica sem dúvidas é poupar! Seja para pagar o valor da entrada do seu imóvel quanto para quitar as parcelas a longo prazo, poupar dinheiro vai sempre lhe garantir uma certa segurança e tranquilidade quando o assunto é comprar seu apartamento.

No começo, pode parecer levar uma eternidade até que o apartamento seja pago, mas tudo isso depende do volume de dinheiro que você guarda e o tanto que se planeja.

FGTS

Na hora de comprar seu apartamento, lembre que um dos principais pontos positivos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é que ele pode ser utilizado tanto para a compra quanto para o financiamento imobiliário.

Sendo assim, se você trabalha de carteira assinada por no mínimo três anos, somando os períodos trabalhados, consecutivos ou não, vale a pena conferir quanto você já tem acumulado. Ao somar esse valor com suas economias, você pode estar ainda mais perto do que imagina de finalmente comprar seu apartamento.

Renda extra

Uma ótima opção para te ajudar a conseguir o valor para comprar seu imóvel ainda mais rápido é possuir uma renda extra. Pense no tempo que você possui livre e em qual serviço você pode oferecer. Pode ser até mesmo um produto.

Você pode fazer alguns trabalhos freelancer, como edição de vídeos, doces, serviços de aplicativo como Uber, etc. Atualmente existem diversos sites voltados exatamente para quem deseja trabalhar com serviços por demanda.

E se você ainda não possui experiência nenhuma, é possível fazer uma série de cursos online para aprender mais e praticar antes de começar a vender seus serviços ou produtos.

Seguindo esses passos, em poucos meses, você pode aprender uma nova habilidade e, no horário da noite ou finais de semana, exercer esse trabalho extra. 

 

Após todas essas dicas, você está ainda mais perto de realizar o seu sonho de comprar seu primeiro apartamento e o mais importante, sem se afundar em dívidas para isso!  Lembre-se, o planejamento é o segredo para alcançar seus objetivos!

Se já estiver à procura do seu novo lar, você pode conferir nossos empreendimentos e seus diferenciais em nosso site clicando aqui. E não deixe de ficar ligado em nosso blog para mais dicas financeiras, além de artigos sobre decoração, mercado imobiliário e facilidades para comprar o seu apê.