Atualmente muito se tem falado sobre a importância de preservar os recursos naturais, reciclar o lixo, diminuir os impactos no meio ambiente e consumir produtos naturais e sustentáveis. 

Porém, é importante que não só as empresas e governos adotem novos comportamentos em prol do ecossistema, mas sim todos os cidadãos. Uma forma simples de contribuir é realizando a coleta seletiva do lixo doméstico que produzimos diariamente, para que possa ser reciclado de maneira correta. Mas, você sabe como separar o lixo adequadamente? 

Saber como fazer coleta seletiva em casa é o primeiro passo para um descarte correto. O lixo destinado de forma inadequada muitas vezes escapa para o meio ambiente, causando danos para animais e pessoas a curto e a longo prazo.

Nesse artigo trazemos algumas dicas e passos simples para que possa realizar esse processo em casa e adicionar pequenas mudanças na sua forma de descartar seu lixo, mas que podem gerar um grande impacto para o meio ambiente se adotadas por todos, confira:

Primeiro passo

Para começar, é preciso começar a separar os materiais orgânicos dos materiais recicláveis. O lixo orgânico é aquele que provém de itens de origem animal ou vegetal, normalmente produtos consumidos na cozinha, como cascas de frutas, borra de café e restos de alimentos. 

Apesar de não serem recicláveis, é possível  utilizar os resíduos orgânicos em composteiras, na criação de adubos para plantas ou até mesmo na fabricação de biocombustíveis.

Já os materiais recicláveis podem ser classificados de acordo com a matéria-prima: metal, papel, plástico ou vidro. Essa separação ajuda no processo de reciclagem e contribui para com o meio ambiente.

Separe os materiais

Você sabia que mais da metade do lixo produzido no mundo é a base de plástico, um grande vilão quando o assunto é a preservação do meio ambiente. É necessário reutilizar ou reciclar esse material sempre que possível. Dentre os itens recicláveis estão: sacos e sacolas, garrafas pet, tampinhas, potes e embalagens, canos e tubos de PVC.

Os papéis de modo geral são recicláveis, desde que não estejam com substâncias orgânicas, como caixas de pizza cheias de gordura. Entretanto, não se pode reciclar papel de fotografias – devido ao material utilizado na fabricação -, papel sanitário, papel carbono e etiquetas adesivas.

Quando falamos de metal, é possível reciclar latas de alumínio, lacres de latinhas, pregos, panelas sem cabo, arames, ferragens e parafusos. É importante sempre passar uma água nos recipientes usados para retirar os resquícios de substâncias orgânicas, como refrigerantes e sucos. É importante lembrar que esponjas de aços, aerossóis e inseticidas não são recicláveis.

Os vidros podem ser reciclados desde que limpos e secos. Porém, há exceções. Anote ai: não é possível reciclar lâmpadas, óculos, espelhos, tubos de TV, boxes temperados, cerâmica, louça e porcelana. Nestes casos, é sempre importante embrulhar os itens cortantes em papel grosso ou dentro de uma caixa de papelão, a fim de evitar acidentes com os coletores de lixo.

É seu? Então leve para casa!

É claro que com a correria do dia a dia, nem sempre conseguimos comer ou consumir tudo em casa. Às vezes precisamos fazer aquele lanchinho na rua e o que sobra é a embalagem. Mas depois de consumir você não tem certeza se o lixo que sobrou terá o melhor destino. 

Neste caso, você pode fazer um pequeno esforço e, sempre que possível, levar sua embalagem com você e garantir que ela tenha um destino correto. As empresas e governos também têm a obrigação de colaborar para a melhor gestão dos resíduos sólidos, mas nem sempre isso acontece. Então a melhor forma de garantir o descarte correto é realizando você mesmo em sua residência.

Como embalar o seu lixo

Um outro ponto é o material que você utiliza para embalar o descarte. Algumas dicas para que esteja atento é: embrulhar pilhas em sacos biodegradáveis, por exemplo, é inadequado, pois eles podem se biodegradar antes das pilhas serem recolhidas, o que pode fazer com que elas vazem. 

Restos de alimentos como cascas de legumes, frutas, raízes, vegetais e as folhas secas, entre outros tipos de resíduos de origem vegetal. Por serem lixo biodegradável, o ideal é que os restos de alimentos sejam embalados em saco de lixo também biodegradável, para serem destinados para a compostagem. 

Atualmente, já existem sacos de lixo feitos de plástico biodegradável, por exemplo os saco de lixo feito de plástico verde, de plástico PLA e de plástico de amido. Existem também os plásticos biodegradáveis feitos do tipo plástico oxibiodegradável, mas, atenção, evite-os.

 

Destino correto para o seu lixo

É claro que não basta separar e embalar, se você descartar o seu lixo junto com todos os outros! É preciso dar um destino adequado. Pontos de coleta seletiva são uma alternativa à coleta feita na porta de casa. Os postos de coleta seletiva, que podem ser mantidos por prefeituras ou iniciativa privada, são áreas instaladas em local adequado para o recebimento de descartes.

Caso a prefeitura da sua cidade não faça a coleta seletiva na sua rua, garanta o melhor tratamento para seus descartes. Caso resida em Belo Horizonte, você pode conferir todos os pontos de coleta direto no site da prefeitura clicando aqui!

Gostou das dicas para começar a praticar a coleta seletiva em casa? Juntos conseguimos fazer uma enorme diferença e cuidar melhor do nosso planeta! Fique ligado em nosso blog para mais dicas como essas, além de artigos sobre decoração, finanças e investimentos.