Se você mora em andares muito altos em apartamentos, certamente já deve estar ciente de que precisa tomar um cuidado extra com a segurança. Isso porque locais como janelas e sacadas podem apresentar um perigo muito grande quando falamos de crianças e/ou animais de estimação. 

Não é incomum os noticiários trazerem informações de pessoas que se acidentaram ou até perderam a vida por quedas de janelas, sacadas e varandas de apartamentos ou casas altas. Por essa razão, especialistas em segurança destacam a importância da instalação das redes de proteção.

A função destas redes é de revestir as janelas e outros espaços abertos do apartamento/casa, indiferente do cômodo, para que a segurança da sua família esteja garantida e você possa ficar tranquilo quando estiver ausente. Vale lembrar que o indicado é que a instalação destas redes se dê em todos os cômodos da casa que apresentam risco.

Proteção para as crianças

É claro que quando falamos de crianças, sabemos que toda proteção ainda é pouco. Mesmo se você mora em um andar que não seja muito alto, a rede ou tela de proteção se torna um item indispensável. Isso se deve principalmente ao fato de que a criança, em sua fase de desenvolvimento, não tem a noção do perigo que uma queda de determinada altura representa.

Por isso, mesmo que você more no primeiro ou segundo andar, não tenha esse descuido. A tela de proteção na sacada é de extrema importância.

Proteção para os animais de estimação

Não podemos esquecer que as redes e telas de proteção também são de extrema importância para proteger seus animais de estimação contra queda ou fuga. A instalação também é indicada no caso de pets para pessoas que moram em apartamentos com sacadas em edifícios muito altos.

Vale lembrar que, principalmente no caso de felinos, uma tela de proteção na sacada pode não ser o suficiente. É importante que você avalie bem o seu imóvel e descubra se não há nenhum local que também possa oferecer um ponto de fuga, principalmente no caso das janelas.

Cuidados na hora da instalação

Devemos lembrar que a instalação destas redes deve ser feita por profissionais, e você precisa estar atento a alguns fatores no momento de contratar o serviço. 

Atualmente, várias redes de proteção proporcionam técnicas modernas, utilizando materiais de primeira qualidade e assim diminuindo a periculosidade do ambiente, principalmente para as crianças. 

Por isso, ao contratar uma empresa para fazer o serviço, não esqueça de garantir que o material deve ser aprovado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Além disso, fique atento a outras normas para garantir a segurança e eficácia da sua tela, confira:

  • Ganchos bem presos e fechados;
  • Substituição da rede a cada 5 anos;
  • Verificar a resistência puxando as malhas e ter certeza de que não irão romper;
  • Observar o espaçamento entre os ganchos, o ideal é que a distância seja de até 35cm;
  • O espaço das malhas devem ser de, no máximo, 5cm.

 

E aí, anotou todas as dicas? Não se esqueça que a segurança no seu lar deve ser prioridade. A instalação de algo simples como uma tela de proteção pode te livrar de diversos problemas e acidentes futuros. 

Se já estiver à procura do seu novo lar, você pode conferir nossos empreendimentos e seus diferenciais em nosso site clicando aqui. E não deixe de ficar ligado em nosso blog para mais dicas para sua casa, além de artigos sobre decoração, mercado imobiliário e facilidades para comprar o seu apê.