O sonho da casa própria está presente no imaginário de muitos brasileiros. Em um país com um déficit habitacional de quase 8 milhões de unidades, mesmo em período de crise, o financiamento imobiliário bateu recorde histórico em 2020 e cresceu 58%.

Sim, optar pelo financiamento imobiliário é a melhor opção para quem quer comprar o primeiro imóvel, mas não tem todo o valor para pagamento à vista. Mas financiar um imóvel é uma tarefa que exige uma boa análise, requer preparação e informação.

Para ajudar você, listamos 6 passos para conseguir crédito imobiliário, para que você já comece a trilhar esse percurso devidamente preparado.

1 – Seu CPF

O primeiro passo para conseguir crédito imobiliário é se certificar de que está tudo certo com o seu CPF. Isso será avaliado quando você tentar um financiamento, então se o seu Cadastro de Pessoa Física tiver alguma negativação, provavelmente o seu financiamento será recusado. 

Você pode dar uma conferida no site do Serasa para se certificar sobre como está a sua situação, e caso tenha alguma pendência, é possível no próprio site negociar e em breve seu nome estará ok.

2 - Escolha o imóvel

Provavelmente esse é um dos passos mais importante.. Além de atender às suas necessidades e aos seus desejos, a casa ou apartamento escolhido tem que estar dentro do seu orçamento.

É importante saber que os financiamentos geralmente só são aprovados com parcelas que comprometem, no máximo, 30% da sua renda. Não se esqueça que talvez você precise pagar um valor mais alto como entrada, então é importante que já possua uma determinada quantia guardada.

As políticas de crédito imobiliário dependem da Instituição escolhida e, em última instância, até de decisões governamentais. 

3 - Faça simulações

É importante estar ciente que fazer um financiamento imobiliário é aceitar um compromisso que vai lhe acompanhar por bastante tempo. Por isso, é importante que você faça uma simulação para visualizar tudo o que entra na conta: os valores, prazo e todos os fatores envolvidos no acordo que você está prestes a fechar.

No geral, os simuladores são bem simples e em minutos você já tem o resultado. Acesse as plataformas online das Instituições que te interessam para o financiamento e utilize a ferramenta de simulação para saber quais são os prazos e opções de pagamento. Em alguns casos, você pode até enviar propostas de crédito.  

Outra dica é realizar a simulação em diferentes instituições. Assim você poderá comparar as taxas entre elas. Por mais que não haja muita diferença, em porcentagem, o impacto de cada dígito é bastante representativo.

4 - Fique atento aos pré-requisitos.

Para lhe auxiliar, listamos abaixo, alguma das exigências mais comuns  que você encontrará de bancos e financiadoras:

Maioridade civil;

Comprovar renda suficiente para indicar a sua capacidade de quitar as prestações;

As parcelas não podem ultrapassar 30% da renda familiar do comprador; e

Não ter o seu nome incluído em órgãos de proteção ao crédito (spc, serasa, entre outros).

O imóvel deve estar localizado no município em que você trabalha ou onde reside por pelo menos um ano.

Ser brasileiro ou detentor de visto de permanência;

5 - Prepare todos os documentos.

É claro que um financiamento imobiliário irá exigir uma série de documentos. Isso pode parecer burocrático inicialmente, mas lembre-se que isso serve como segurança para você também. Para facilitar e agilizar o processo, é melhor você ter todos os documentos em mãos.

Listamos abaixo os que são exigidos na maioria das vezes.

RG ou CNH;

CPF;

Carteira de trabalho;

Comprovante de renda;

Comprovante de residência;

Comprovante de estado civil;

Declaração do Imposto de Renda;

Cadastro Positivo do Serasa Experian

Aguarde a resposta

Após todos esses passos, você deve aguardar a avaliação do financiamento.  Se aprovado, o crédito será concedido inteira ou parcialmente e o pagamento das parcelas será iniciado. 

Se ele não for aprovado, procure saber os motivos que levaram a isso, assim você poderá corrigi-los ou mitigá-los, e fazer uma segunda tentativa. 

Agora que conhece todos os processos de um financiamento imobiliário, acesse nosso site clicando aqui e conheça nossos empreendimentos.

Você também pode realizar uma simulação de crédito em nosso site clicando aqui, nós auxiliamos você em todo o processo.