6 passos para conseguir crédito de financiamento imobiliário
O sonho da casa própria está presente no imaginário de muitos brasileiros. Em um país com um déficit habitacional de quase 8 milhões de unidades, mesmo em período de crise, o financiamento imobiliário bateu recorde histórico em 2020 e cresceu 58%.
Sim, optar pelo financiamento imobiliário é a melhor opção para quem quer comprar o primeiro imóvel, mas não tem todo o valor para pagamento à vista. Mas financiar um imóvel é uma tarefa que exige uma boa análise, requer preparação e informação.
Para ajudar você, listamos 6 passos para conseguir crédito imobiliário, para que você já comece a trilhar esse percurso devidamente preparado.
1 – Seu CPF
O primeiro passo para conseguir crédito imobiliário é se certificar de que está tudo certo com o seu CPF. Isso será avaliado quando você tentar um financiamento, então se o seu Cadastro de Pessoa Física tiver alguma negativação, provavelmente o seu financiamento será recusado.
Você pode dar uma conferida no site do Serasa para se certificar sobre como está a sua situação, e caso tenha alguma pendência, é possível no próprio site negociar e em breve seu nome estará ok.
2 - Escolha o imóvel
Provavelmente esse é um dos passos mais importante.. Além de atender às suas necessidades e aos seus desejos, a casa ou apartamento escolhido tem que estar dentro do seu orçamento.
É importante saber que os financiamentos geralmente só são aprovados com parcelas que comprometem, no máximo, 30% da sua renda. Não se esqueça que talvez você precise pagar um valor mais alto como entrada, então é importante que já possua uma determinada quantia guardada.
As políticas de crédito imobiliário dependem da Instituição escolhida e, em última instância, até de decisões governamentais.
3 - Faça simulações
É importante estar ciente que fazer um financiamento imobiliário é aceitar um compromisso que vai lhe acompanhar por bastante tempo. Por isso, é importante que você faça uma simulação para visualizar tudo o que entra na conta: os valores, prazo e todos os fatores envolvidos no acordo que você está prestes a fechar.
No geral, os simuladores são bem simples e em minutos você já tem o resultado. Acesse as plataformas online das Instituições que te interessam para o financiamento e utilize a ferramenta de simulação para saber quais são os prazos e opções de pagamento. Em alguns casos, você pode até enviar propostas de crédito.
Outra dica é realizar a simulação em diferentes instituições. Assim você poderá comparar as taxas entre elas. Por mais que não haja muita diferença, em porcentagem, o impacto de cada dígito é bastante representativo.
4 - Fique atento aos pré-requisitos.
Para lhe auxiliar, listamos abaixo, alguma das exigências mais comuns que você encontrará de bancos e financiadoras:
Maioridade civil;
Comprovar renda suficiente para indicar a sua capacidade de quitar as prestações;
As parcelas não podem ultrapassar 30% da renda familiar do comprador; e
Não ter o seu nome incluído em órgãos de proteção ao crédito (spc, serasa, entre outros).
O imóvel deve estar localizado no município em que você trabalha ou onde reside por pelo menos um ano.
Ser brasileiro ou detentor de visto de permanência;
5 - Prepare todos os documentos.
É claro que um financiamento imobiliário irá exigir uma série de documentos. Isso pode parecer burocrático inicialmente, mas lembre-se que isso serve como segurança para você também. Para facilitar e agilizar o processo, é melhor você ter todos os documentos em mãos.
Listamos abaixo os que são exigidos na maioria das vezes.
RG ou CNH;
CPF;
Carteira de trabalho;
Comprovante de renda;
Comprovante de residência;
Comprovante de estado civil;
Declaração do Imposto de Renda;
Cadastro Positivo do Serasa Experian
Aguarde a resposta
Após todos esses passos, você deve aguardar a avaliação do financiamento. Se aprovado, o crédito será concedido inteira ou parcialmente e o pagamento das parcelas será iniciado.
Se ele não for aprovado, procure saber os motivos que levaram a isso, assim você poderá corrigi-los ou mitigá-los, e fazer uma segunda tentativa.
Agora que conhece todos os processos de um financiamento imobiliário, acesse nosso site clicando aqui e conheça nossos empreendimentos.
Você também pode realizar uma simulação de crédito em nosso site clicando aqui, nós auxiliamos você em todo o processo.