“Comprar ou alugar o primeiro imóvel” é umas das pesquisas mais recorrentes em sites de busca. E com razão. Decidir entre a compra ou aluguel é uma decisão que deve ser muitos bem pensada e pesquisada antes.

Se você está passando por esse dilema, vamos falar um pouco sobre as principais diferenças e benefícios para ajudar na sua decisão.

COMPRAR

Investimento seguro

Uma das grandes vantagens de comprar o primeiro imóvel é a segurança. O mercado imobiliário brasileiro é bastante forte e, como temos um déficit habitacional enorme, sempre haverá interessados em uma casa ou apartamento.

Mesmo que a sua intenção não seja essa, é bom saber que você poderá ganhar um bom dinheiro com uma venda do imóvel no futuro. Outro benefício é a possibilidade de ter uma boa renda extra, se você desejar alugar a sua unidade posteriormente.

Sair do aluguel

Se você já mora de aluguel, sabe o quanto arcar com o valor de locação todo mês é um tremendo desafio, especialmente se você levar em conta que é uma despesa que não traz nenhum retorno.

Com uma boa negociação de financiamento, por exemplo, é possível destinar uma quantia para as prestações do empréstimo habitacional e, no final de tudo, se tornar o dono da sua própria casa ou apartamento.

Poder reformar

Toda melhoria no imóvel pode gerar um aumento no valor de mercado. Em um imóvel alugado, você só pode fazer alterações ou mudanças na unidade se contar com a expressa autorização do proprietário. Além disso, todo o dinheiro investido servirá para valorizar um imóvel que não é seu.

No entanto, quando você é o dono, a liberdade de fazer o que bem entender é muito maior. Você pode aproveitar melhor os espaços, ter uma cozinha americana, construir mais um banheiro ou até mesmo ampliar o quintal.

ALUGUEL

Menor investimento inicial

A primeira vantagem do aluguel é que os contratos são curtos, logo, o investimento inicial será muito menor. Mesmo que você consiga um bom financiamento, o valor das prestações acaba sendo maior que o da locação. Além disso, é preciso dar uma entrada de, no mínimo, 30% do valor total do imóvel, o que acaba sendo inviável para jovens casais ou para quem está iniciando a vida profissional, por exemplo.

Facilidade de mudança

Outro benefício de morar de aluguel é que a pessoa acaba tendo mais liberdade para se mudar. Isso é muito importante, especialmente se pensarmos que nunca sabemos o dia de amanhã.

Imagine se você receber uma proposta de trabalho em outro município ou se o bairro no qual você vive começar a ter problemas de segurança ou mobilidade? Sendo um locatário, você pode fazer um acordo ou simplesmente pagar a multa rescisória e sair.

E agora, pronto para escolher entre comprar ou alugar um imóvel? Gostou do conteúdo? Então não deixe de curtir a nossa página no Facebook!