As novidades da Quartzo

  • Blog
  • 5 dúvidas comuns de quem está comprando o primeiro imóvel
72440-5-duvidas-comuns-de-quem-esta-comprando-o-primeiro-imovel
19/05/2017

5 dúvidas comuns de quem está comprando o primeiro imóvel

Por: Amanda Sanchez

A compra do primeiro imóvel é uma realização que traz consigo uma série de dúvidas, que precisam ser esclarecidas para que o melhor negócio seja buscado. Pensando nisso, preparamos esse post para você descobrir os pontos principais que deve considerar antes de fechar qualquer negócio. Ficou interessado? Confira!

1. Qual é o melhor imóvel?

Naturalmente, antes de partir para a busca do primeiro imóvel, você precisa definir as características daquele que melhor atender às suas necessidades e desejos e também àquilo que a sua família espera, levando em conta o tipo do imóvel, o número de quartos e de vagas de garagem, o padrão de acabamento, a localização e outros aspectos relevantes.

De fato, é possível que nessa definição você estabeleça um parâmetro de imóvel que esteja acima ou abaixo do que você realmente pode adquirir, o que você resolverá avaliando o seu orçamento.

2. O que devo levar em conta no meu orçamento?

De nada adianta estabelecer um parâmetro muito elevado, se você não pode pagar, ao mesmo tempo que não vale a pena adquirir algo muito abaixo do que você gostaria, se o seu orçamento permite algo melhor. Para chegar ao ponto ideal, faça uma avaliação do seu orçamento mensal, confrontando todas as suas despesas com as suas receitas e também com as usas economias.

A partir daí, você encontrará quanto de dinheiro tem para investir e como pode investir esse dinheiro, abrindo também o caminho para avaliar outras possibilidades, como as de financiamento e de outros meios de pagamento.

3. Como conseguir crédito para realizar essa transação?

A menos que você tenha todo o dinheiro disponível para fazer um pagamento à vista, o que seria excelente, você vai ter que recorrer a alguma das linhas de crédito disponíveis. Existem aquelas concedidas pelos programas de governo, como o Minha Casa Minha Vida, e outras dos bancos, como a do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Há ainda o consórcio imobiliário, que também é uma opção possível.

No caso do financiamento, tenha atenção às taxas de juros cobradas e às formas de reajustes. Se considerar o consórcio, ele pode ser uma boa alternativa, uma vez que não cobra juros. Contudo, também é preciso levar em conta o prazo que você deseja receber o imóvel, uma vez que nos consórcios pode levar um bom tempo para sair a carta de crédito.

4. Como usar o FGTS na compra de um imóvel?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser usado na compra de imóveis, inclusive quando há financiamento pelo SFH ou uso de consórcio. Contudo, existem alguns critérios para ele ser utilizado que precisam ser conhecidas.

5. Devo escolher um imóvel na planta, novo ou usado?

Optando por um imóvel na planta, você ganha a vantagem de pagar menos do que pagaria por outro de mesmo padrão e localização que estivesse pronto. Além disso, se for essa a sua opção, você encontrará condições facilitadas de pagamento, o que os imóveis prontos não oferecem. Por outro lado, o imóvel na planta exige um prazo considerável de entrega, que precisa ser confrontado com a sua necessidade.

O imóvel novo que está pronto, por sua vez, custa mais caro do que os imóveis usados ou do que os imóveis na planta, mas oferecem a satisfação de serem ocupados pela primeira vez, o que pode se feito imediatamente.

Os usados, em contrapartida, custam menos do que os novos e também podem ser ocupados de imediato. Porém, é preciso ter cuidado com o estado de conservação, que pode exigir reformas.

Portanto, pondere todas essas variáveis para entender qual e melhor opção para o seu caso. Agora que você já esclareceu suas dúvidas sobre a compra do primeiro imóvel, que tal curtir nossa página no Facebook?

Não perca nada!

Faça seu cadastro e enviaremos todas as novidades para o seu email (não enviaremos spam!):

Últimas do blog