Fechar
Cadastrando informações
Cadastro realizado com sucesso!
Em breve entraremos em contato para enviar mais
informações sobre o empreendimento.
Cadastro realizado com sucesso!
Em breve entraremos em contato para enviar mais informações sobre o empreendimento.

As novidades da Quartzo

  • Blog
  • Consórcio de imóveis: conheça as vantagens e desvantagens
Consórcio de imóveis: conheça as vantagens e desvantagens
24/01/2017

Consórcio de imóveis: conheça as vantagens e desvantagens

Por: Amanda Sanchez

Para muitas pessoas, até mesmo as com mais experiência no mercado de imóveis, o consórcio pode parecer uma opção complicada ou inviável. Isso acontece porque faltam informações sobre esse assunto, fazendo com que os compradores descartem essa ideia.

O consórcio pode ser uma opção de investimento e se adéqua ao perfil de muitos brasileiros. Isso porque apresenta taxas menores que as das modalidades de financiamento mais populares e uma flexibilidade maior no momento da contemplação.

O consórcio consiste em um grupo de pessoas que se reúnem para comprar determinado bem. Os participantes pagam uma parcela mensal e, a cada mês, algumas pessoas do grupo ganham o direito de comprá-lo.

Este pode ser um ótimo meio de conquistar o sonho da casa própria, entretanto, como toda forma de pagamento, apresenta vantagens e desvantagens.

Vantagens do consórcio de imóveis

Adesão simplificada

A adesão de um consórcio é muito menos burocrática e complicada que a de um financiamento imobiliário, por exemplo. No consórcio de imóveis, não se pagam juros e nem taxa de adesão, tampouco se faz necessário o pagamento de entrada.

As taxas cobradas, como taxa de administração, fundo de reserva, ou seguro, são diluídas nas parcelas, simplificando o pagamento. Garantias, como análises de crédito e alienação de bens, são requeridas somente após a contemplação da carta. Por isso, participar de um consórcio é uma forma mais prática de realizar uma compra sem ter todo o dinheiro em mãos.

Crédito flexível

No consórcio imobiliário, a carta de crédito é muito flexível. Após a contemplação, não é obrigatória a compra de um imóvel construído. O cliente pode utilizar a carta contemplada da maneira que achar adequada, levando em conta as regras do seu consórcio e de sua administradora.

A carta pode ser utilizada, por exemplo, para adquirir materiais de construção ou terrenos. Isso possibilita que o consórcio de imóveis seja utilizado também para reformas de imóveis, construção da casa do seus sonhos e até viagens.

Taxas menores

As taxas de um consórcio de imóveis, se comparadas às de um financiamento, são menores e mais atrativas. Isso acontece porque, nessa modalidade, não são cobrados juros e as taxas são fixas e únicas. Por isso, muitas vezes, é mais barato adquirir seu imóvel por meio de um consórcio.

Desvantagens do consórcio de imóveis

Processo longo

No consórcio, você está participando de um grupo com centenas de outras pessoas. Mensalmente algumas pessoas são contempladas com a carta de crédito, por meio de sorteio ou lance.

Isso significa que a cada mês apenas algumas pessoas conseguem adquirir bens, o que pode resultar em uma demora na contemplação da sua carta. Também pode acontecer da sua carta ser antecipada. Fique atento aos prazos e pesquise sobre o seu grupo de consórcio para não ocorrer imprevistos.

Dependência da administradora

Em um grupo de consórcio, os participantes dependem diretamente da administradora. Por isso, para não sair em desvantagem, pesquise bem sobre a empresa e busque as mais reconhecidas no mercado.

Veja os últimos resultados dos grupos, converse com outros consorciados e verifique se ela é devidamente registrada e aprovada pelo Banco Central (BC). Tomar esses cuidados antes de integrar um grupo pode evitar muitos problemas no futuro.

Possibilidade de inadimplência

A inadimplência de membros do seu grupo de consórcio diminui a quantidade de cartas contempladas e, consequentemente, o número de bens que são adquiridos mensalmente. Procure saber sobre as taxas de inadimplência do grupo que deseja entrar e pesquise a quantidade de bens adquiridos. Grupos com altas taxas de inadimplência devem ser evitados.

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens de um consórcio de imóveis, analise se essa é a melhor forma de pagamento para você. Se você ainda tem muitas dúvidas sobre o mercado imobiliário, mas está pensando em investir, saiba como funciona o registro de imóveis e fique mais preparado para a hora da compra!

banner_cta_ebook_finalpost
Não perca nada!

Faça seu cadastro e enviaremos todas as novidades para o seu email (não enviaremos spam!):

Últimas do blog