Fechar
Cadastrando informações
Cadastro realizado com sucesso!
Em breve entraremos em contato para enviar mais
informações sobre o empreendimento.
Cadastro realizado com sucesso!
Em breve entraremos em contato para enviar mais informações sobre o empreendimento.

As novidades da Quartzo

  • Blog
  • Conheça os critérios para avaliar se o valor do imóvel está justo
Conheça os critérios para avaliar se o valor do imóvel está justo
15/12/2016

Conheça os critérios para avaliar se o valor do imóvel está justo

Por: admin_quartzo

Conquistar o sonho da casa própria é o objetivo de milhares de brasileiros e, felizmente, a compra do imóvel está se tornando uma realidade. Para atingir esse objetivo é necessário ter planejamento, economia, disciplina financeira e muita pesquisa sobre o valor do imóvel, uma vez que representa um dos maiores investimentos na vida de uma pessoa.

Muitos fatores influenciam na precificação de um imóvel e o comprador precisa conhecê-los bem para avaliar de maneira segura se o preço ofertado está de acordo com o produto. Se você está em busca de adquirir um imóvel, mas tem dúvidas sobre como avaliar o seu preço, confira!

A importância da pesquisa de mercado

Procurar um bom imóvel é o primeiro passo para se fazer uma boa compra. Gaste um bom tempo nessa etapa, afinal, você pretende tomar uma decisão muito importante em sua vida e que consumirá uma parte da sua renda por um bom tempo.

Sendo assim, pesquise os valores de imóveis e realize comparações com propriedades similares, ou seja, com tamanhos aproximados e condições da vizinhança e padrão de construção parecidos. Com esse passo, você terá como avaliar se o preço exigido está de acordo com o praticado no mercado imobiliário.

Os critérios que influenciam no valor do imóvel

Além de realizar uma boa pesquisa de mercado, é preciso estar atento aos critérios que influenciam no valor do imóvel. Conhecendo esses detalhes você pode saber qual o preço condizente com a construção pretendida.

Não importa se o imóvel é novo ou usado, alguns itens devem ser levados em consideração na hora da compra.

Localização

Trata-se de um dos pontos mais importantes a se observar. Fatores como tipo de vizinhança, condições das vias de acesso e infraestrutura ao redor não podem passar despercebidos. Desse modo, um bairro com escolas, padarias, farmácias e restaurantes influenciam no valor ao imóvel.

Estrutura do imóvel

Outro ponto relevante diz respeito à estrutura do imóvel pesquisado. Observe se o imóvel é antigo, sua condição de conservação, se passou por reformas elétricas e hidráulicas e o padrão de acabamento. Não basta que o condomínio ou casa possua infraestrutura, é preciso que esteja em boas condições.

Além disso, torna-se oportuno realizar uma pesquisa acerca das opções de lazer próximas ao imóvel. A presença de parques, praças, locais para prática de esportes e shoppings agrega valor à propriedade, além de proporcionar um bem-estar maior a quem procura um bom lugar para viver.

Tamanho do imóvel

O tamanho da construção é um fator muito relevante na hora de fechar negócio. Isso porque é preciso escolher uma casa com dimensões compatíveis com o tamanho do seu núcleo familiar, incluindo a possibilidade de aumentar a família com a chegada de filhos futuros.

Ademais, esse é um importante critério de comparação, capaz de lhe dar um panorama de valores justos. Por isso, informe-se sobre o valor do metro quadrado na região escolhida e analise se as possíveis opções estão de acordo com o preço de mercado.

Valorização esperada para a área

Um fator que costuma afetar bastante o preço de um imóvel são as perspectivas futuras do bairro ou região. Desse modo, a chegada de um shopping e de grandes supermercados ou acesso a metrô podem influenciar seu preço final. Fique atento às oportunidades; é possível que você adquira um imóvel que receberá uma grande valorização nos anos seguintes, por mais que ele não pareça tão atraente para o momento.

Após a leitura do texto, você percebeu que abandonar o aluguel e comprar uma casa nova não pode ser uma decisão tomada por impulso. É preciso muita cautela e pesquisa no mercado imobiliário para que o valor do imóvel escolhido seja justo.

Gostou do conteúdo? Está animado para investir suas economias em um imóvel? Que tal compartilhar com seus amigos das redes sociais e ajudá-los a sanar as mesmas dúvidas?

banner_cta_ebook_finalpost
Não perca nada!

Faça seu cadastro e enviaremos todas as novidades para o seu email (não enviaremos spam!):

Últimas do blog